Futuro dos Negócios
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Cinco prioridades para o Futuro do Trabalho

Cinco prioridades para o Futuro do Trabalho
Nei Grando
out. 8 - 5 min de leitura
010


A COVID-19 está inaugurando um futuro totalmente diferente em termos de vida profissional. No entanto, forças como a digitalização têm alterado a força de trabalho muito antes da pandemia.

A pesquisa da OCDE sugere que 31% dos empregos podem ser radicalmente transformados como resultado da automação. Ao mesmo tempo, empregos especializados estão sendo criados em outros lugares. Essas tendências gerais significam que muitas organizações já estão se preparando para um futuro agora acelerado.

Este infográfico da PwC identifica cinco prioridades que podem ajudar a fornecer um caminho para o plano Futuro do Trabalho de uma empresa - fortalecido por respostas de uma pesquisa contínua de CFOs dos EUA sobre sua estratégia de força de trabalho.

1. Estratégia de negócios

De acordo com a pesquisa, 72% dos diretores financeiros (CFOs) dos EUA afirmam que responder ao COVID-19 com melhor resiliência e agilidade será um fator chave para a melhoria de sua empresa no longo prazo.

Fator e % de entrevistados

  • Flexibilidade de trabalho 73%
  • Melhor resiliência e agilidade 72%
  • Investimentos em tecnologia 56%
  • Novas formas de atender clientes 53%
  • Inspirações mais enxutas 50%
  • Envolvimento da comunidade e da sociedade 27%

Formas flexíveis de trabalho, como teletrabalho ou semanas de trabalho mais curtas, também podem ajudar a melhorar a produtividade e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, estimulando ainda mais essa mudança. As empresas devem evitar ignorar as necessidades dos funcionários e investir na criação de um ambiente de trabalho próspero.

2. Planejamento de talento

Contratar apenas para cumprir as metas da força de trabalho não é suficiente. As empresas devem pensar em três etapas ao construir um forte pool de talentos:

Recrute bem

Avalie os valores e a missão da sua empresa e fique de olho na diversidade e inclusão ao contratar. Por exemplo, está provado que as iniciativas de diversidade de gênero são boas para os resultados financeiros, melhorando os resultados e aumentando os lucros e a produtividade.

Retenha talentos

Atualmente, 55% dos CFOs não se sentem muito confiantes na capacidade de sua empresa de reter talentos essenciais.
As organizações devem evitar a contratação com uma mentalidade de curto prazo. Em vez disso, concentre-se em desenvolver as habilidades dos funcionários, com ênfase na qualificação em ferramentas e software digital.

Fique adaptável (seja flexível)

As empresas estão alavancando cada vez mais a economia gig, conforme os modelos alternativos ganham popularidade.

3. Aprendizagem e inovação

Apesar das ameaças de automação de entrada, seis em cada dez adultos ainda não possuem informações básicas e habilidades de comunicação. As boas notícias? No futuro, as habilidades digitais e humanas terão alta demanda.

Para acompanhar essas tendências, a qualificação - variando da alfabetização digital ao pensamento crítico - será essencial. Requer um compromisso individual e organizacional para criar uma cultura de aprendizagem na força de trabalho.

Atualmente, apenas 45% dos CFOs se sentem muito confiantes na capacidade de sua empresa de desenvolver as habilidades necessárias para o futuro.

4. Experiência do funcionário

Hoje em dia, os funcionários raramente encaram seu trabalho como apenas um trabalho das “nove às cinco”. Em vez disso, procuram trabalho, relacionamentos e experiências significativas - a PwC observa que um em cada três trabalhadores estaria disposto a considerar um pagamento mais baixo por um trabalho mais gratificante.

Para esse efeito, existe um foco renovado no apoio às necessidades e ao bem-estar individuais. Existem benefícios tangíveis para uma força de trabalho engajada:

  • Redução de 41% no absenteísmo
  • 24-59% menos rotatividade
  • Aumento de 20% nas vendas
  • Aumento de 17% na produtividade

Para o sucesso futuro, as organizações devem construir uma visão holística da experiência do funcionário. Para esse fim, 49% dos CFOs não se sentem confiantes na capacidade de sua empresa de gerenciar o bem-estar e o moral dos funcionários.

5. Ambiente de trabalho

O trabalho flexível é um componente essencial do futuro dos negócios e parece que veio para ficar. 72% dos CFOs acreditam que a flexibilidade no trabalho tornará sua empresa melhor no longo prazo.

Isso desperta a necessidade urgente de reconfigurar o escritório tradicional e reforçar os recursos de trabalho remoto, permitindo que os funcionários trabalhem de onde e quando quiserem.

É claro que a discussão sobre o Futuro do Trabalho não está acontecendo em uma bolha - essas necessidades alternativas de força de trabalho estão simplesmente acelerando a transição inevitável.

Muitas empresas se concentram apenas em duas ou três das prioridades acima, mas alinhar todas as cinco será crucial para o futuro do trabalho.

E você, o que me diz sobre o futuro do trabalho? (diga nos comentários)

Abraço, @neigrando

Fonte:  Five Business Priorities for the Future of Work, by Visual Capitalist

Nota: todas as estatísticas são da PwC U.S. CFO Pulse survey..

 

 

 


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você