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Reclamar não é estratégia

Reclamar não é estratégia
Martha Gabriel
nov. 14 - 1 min de leitura
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Uma das principais habilidades do futuro (e do presente) é a RESILIÊNCIA, que foca em resolver qualquer situação ao invés de RECLAMAR.

No entanto, é muito mais fácil reclamar do que ser resiliente, especialmente em era de mídias sociais on-line, em que a reclamação e a alienação estão a um clique distância, enquanto a resiliência requer esforço de REFLEXÃO, ATITUDE e TOLERÂNCIA.

SUGESTÕES são bem vindas, pois diferentemente das reclamações, elas focam em contribuir com a SOLUÇÃO e não apenas apontar problemas.

A única contribuição que a RECLAMAÇÃO traz é a constatação de que existe algum problema, no mundo ou com quem reclama. Pode ser bastante útil na detecção de oportunidades e ameaças, mas não serve pra nada se não desencadear reflexões, sugestões, atitudes e soluções.

Como diz Jeff Bezos, fundador da Amazon, “Reclamar não é estratégia”.

⁉️ Pra pensar — qual é a nossa atitude quando surge um problema? Reclamar, sugerir ou produzir?


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