Futuro dos Negócios
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Filmes DigitaisVOLTAR

1973 - Westworld

1973 - Westworld
Martha Gabriel
out. 23 - 2 min de leitura
000

 

O filme Westworld, em 1973, é o precursor da aclamada série homônima lançada em 2016 pela HBO. Em ambos, o tema central são os robôs e a sua utilização como lazer e entretenimento para os humanos em um parque de diversões ambientado no velho oeste (WestWorld).

Apesar da estrutura da narração ser a mesma e a discussão da relação homem vs robô ser dominante tanto no filme como na série, os focos de reflexão são distintos. No filme em 1973, o questionamento principal reside no controle (ou a sua falta) dos robôs – um mal funcionamento faz com eles ataquem os humanos. Já na série, em 2016, a reflexão dominante fica por conta do desenvolvimento da autoconsciência nos robôs, que faz com que eles, eventualmente, se rebelem contra os humanos. A diferença é sutil, mas fundamental em termos de discussão e possibilidades de evolução.

Westworld tem inúmeras similaridades narrativas estruturais com Jurassic Park (1993), filme produzido 20 anos depois, ambientado em um parque de diversões populado por dinossauros. Nos dois filmes, os seres que compõem o parque (robôs ou dinossauros) são artificialmente criados pelo homem (recriação genética e engenharia) e fogem ao controle humano causando uma catástrofe.

O filme teve uma continuação, em 1976, Futureworld [trailer: https://youtu.be/lTMtu4Z5T-U]. No novo filme, o foco na relação homem versus robôs foi além, trazendo inquietações adicionais, como a possibilidade da substituição de humanos por robôs idênticos. Nesse sentido, o filme dialoga com Metropolis (filme, 1927) e expande as reflexões para abranger hackeamento humano e segurança de identidade. Mais tarde, em 1995, o filme The Net, explora o mesmo conceito de hackeamento de identidade, só que nesse caso, de forma informacional, por meio de registros computacionais, e não fisicamente, por robôs. Conforme a vida humana e seus registros acontecem cada vez mais por meio de processos digitais, essas discussões passam a ser de importância fundamental, pois a linha que separa os mundos ON e OFF line está cada vez mais difusa, em todas as dimensões.

 

 


 

Conheça todos os filmes/séries digitaisConheça todos os filmes/séries digitais

Participe do grupo Filmes Digitais e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você