Futuro dos Negócios
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Indústria do AmanhãVOLTAR

Como o mercado de trabalho será impactado até 2030?

Como o mercado de trabalho será impactado até 2030?
William Franco
mai. 19 - 2 min de leitura
000

Futuro de empregos, habilidades e salários segundo pesquisa da mckinsey

 

Em 2017, a Mckinsey fez um relatório que avaliava a automação como uma realidade com benefícios empresas e economias no mundo inteiro, mas para alcançarmos um bom potencial, deveria haver união entre tecnologia e pessoas, algo que eu venho falando sempre em meus conteúdos, cursos e palestras.

Fonte: https://www.mckinsey.com/featured-insights/digital-disruption/harnessing-automation-for-a-future-that-works/pt-br 

 

Apesar da imagem acima mostrar que a velocidade do crescimento da produtividade tem potencial muito maior a partir da automação, esse processo deverá demorar um tempo para se concretizar. Em 2017, quando a matéria foi publicada, o cenário era que metade das atividades de trabalho existentes hoje poderia ser automatizada até 2055. É claro que na matéria havia uma questão importante: a possibilidade de que algo pudesse acontecer para acelerar ou atrasar o processo. 

 

E aconteceu. A pandemia devido a covid-19 em 2020 vem trazendo um questionamento em todos os grupos de conversa sobre a indústria (como o grupo meu grupo no telegram) https://materiais.williamfranco.com.br/grupo-do-telegram-industria40 

 

O debate de como isso vai funcionar, na prática, ainda é longo, e eu gostaria da colaboração de vocês. Sabendo que, mundialmente, metade dos empregos podem ser automatizados até 2055, o que teremos é uma ressignificação do trabalho. 

 

Em toda revolução industrial, postos de trabalhos foram criados e outros tantos foram eliminados. Não está sendo diferente na Quarta Revolução Industrial. O que muda é que precisamos estar qualificados e preparados para essa demanda.

O que você está fazendo hoje para de desenvolver com conhecimentos em tecnologia e habilidades socioemocionais?

Participe do grupo Indústria do Amanhã e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você