Futuro dos Negócios
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Indústria do AmanhãVOLTAR

Lei Geral de Proteção de Dados na Indústria 4.0

Lei Geral de Proteção de Dados na Indústria 4.0
William Franco
fev. 16 - 2 min de leitura
000

Com o objetivo de garantir a privacidade dos dados das pessoas a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) foi criada para dar maior proteção aos usuários da internet. Todos nós já estávamos cansados de receber diversas ligações ou mensagens oferecendo serviços e produtos, quando não, aparecia um boleto em casa com o valor de uma doação, ou mensalidade de alguma associação para pagar sem que tivéssemos solicitado nada.

Isso acontece na maioria das vezes porque as empresas têm acesso à nossos inúmeros dados e informações pessoais. Quem já fez uma busca no Google para ver sobre algum produto e em seguida recebeu diversas propagandas sobre esse produto. Ou ainda, quem falou em comprar algum produto e como se fosse mágica, recebe uma oferta dele no Instagram ou outra rede social.

Sim seu telefone escuta o que você fala e sugere os produtos, e o pior você aprovou a empresa de telefonia, o Google e até mesmo a Apple para poder fazer uso dos seus dados e informações.

Geralmente essa autorização está nos termos de contrato e serviços que a gente "flega" e nunca lê.

Mas o que esse tema tem a ver com a Indústria do Amanhã?

Como as empresas são formadas por pessoas, consequentemente elas terão acesso a cada vez mais dados dos seus colaboradores. Uma indústria cada vez mais conectada significa maiores conexões entre máquinas, sistemas e pessoas. É por isso que a segurança cibernética é uma das 9 tecnologias da Indústria 4.0.

Um bom sistema de segurança para evitar invasões é fundamental, lembre-se que agora qualquer USB de uma máquina pode ser a entrada de vírus ou hackers, e na indústria 4.0 estamos falando da integração horizontal e vertical dos sistemas, se não houver barreiras, pessoas más intencionadas poderão chegar ao nível de encontrar os bancos de dados de seus colaboradores e tal fato fere a Lei Geral de Proteção de Dados. A empresa que deixar vazar tal informação é co-responsável e deverá responder por essa vulnerabilidade.

Então esse é o alerta que gostaria de compartilhar com vocês, a medida que você faz projetos da Indústria 4.0, certifique-se que todos os cuidados de segurança cibernética foram tomados.

Participe do grupo Indústria do Amanhã e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você