Tornar o COMPORTAMENTO das MAQUINAS que interagem com humanos cada vez mais parecido com o comportamento HUMANO é uma tendência cada vez mais forte: a HUMANIZAÇÃO das MÁQUINAS.
✅ Enquanto os ROBÔS SOCIAIS ainda não estão ao alcance de todos, os BOTs, por sua vez, tornam-se cada vez mais presentes no nosso cotidiano, como temos visto recentemente no fenômeno de adoção do ChatGPT.
📍 Para se ter uma ideia, a pesquisa do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, da Mobile Time, aponta que:
🔅58 mil chatbots estão ativos no Brasil;
🔅 23% de crescimento na quantidade de bots no último ano;
🔅 4,5 bilhões de mensagens são trocadas por mês;
🔅 60% de aumento no volume mensal de mensagens;
🔅 52% dos bots realizam vendas;
🔅 62% das marcas entrevistadas relatam que houve aumento de vendas graças ao uso de bots;
🔅 81% afirmam que os robôs de conversação geraram redução de custos.
📍 Quanto ao grau de HUMANIZAÇÃO dos BOTs, a pesquisa revela que:
🔅 71% utilizam LINGUAGEM NATURAL;
🔅 62% têm NOME PRÓPRIO;
🔅 38% são representados por um AVATAR;
🔅 86% oferecem MIGRAÇÃO para atendente humano quando o bot não compreende a intenção.
✅ A questão, no entanto, é que conforme esses bots se HUMANIZAM e DISSEMINAM em nossas vidas, eles passam a impactar diretamente as nossas EXPERIÊNCIAS — por isso, tornam-se gradativamente mais RELEVANTES.
‼️ Por um lado, eles possibilitam a construção de EXPERIENCIAS mais ÁGEIS e PERSONALIZADAS, por outro, eles podem ser uma AMEAÇA à SEGURANÇA e/ou ÉTICA, que tendem a comprometer não apenas as marcas que os utilizam, mas toda a sociedade.
Confira 5 DESAFIOS da humanização de bots, elencados pelo Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots:
CURADORIA e MONITORAMENTO constantes do bot.
Compreensão do ESCOPO e ATUAÇÃO da Inteligência Artificial.
Contextualização do ATENDIMENTO, segmentação de PERFIL e visão OMNICHANNEL.
REGIONALIZAÇÕES e AUTENTICAÇÕES mais seguras.
INVESTIMENTO em PESSOAS – essencial para a entrega de resultados.