BLOCKCHAIN é uma das tecnologias reestruturantes do mundo, pois fornece a infraestrutura para a validação de transações de forma descentralizada — essa é a base da interoperabilidade de transações entre os vários ambientes do metaverso.
🚀 Para tanto, um blockchain deve incorporar elementos para AUTENTICAR usuários, VALIDAR transações e GRAVAR a informação de uma maneira que NÃO POSSA SER CORROMPIDA por um único participante.
📍 Isso requer 5 elementos-chave, de acordo com o Gartner:
✅ DISTRIBUIÇÃO: conexão em uma rede distribuída que opera em nós, com atualizações independentes sempre que uma nova transação acontece
✅ ENCRIPTAÇÃO: tecnologias como chaves públicas e privadas são usadas para gravar dados de forma segura e semi-anônima.
✅ IMUTABILIDADE: as transações são criptograficamente assinadas, com data e hora registradas. Os registros não podem ser alterados a menos que todos concordem.
✅ TOKENIZAÇÃO: os valores são transacionados em formas de tokens, que representam uma vasta variedade de tipos de ativos, incluindo ativos monetários, unidades de dados ou identidades de usuários.
✅ DESCENTRALIZAÇÃO: uma única entidade não consegue controlar muitos nós ou ditar as regras. Um mecanismo de consenso verifica e aprova as transações, eliminando a necessidade de intermediários.
⁉️ Você já usa blockchain no seu negócio ou na sua vida? Em cryptos, NFTs, contratos ou qualquer outro tipo de registro? Comente aqui para inspirar a gente 😉