Acompanhar as tendências do mercado é fundamental para planejar o investimento e os novos rumos de sua empresa. Recentemente, a Octadesk, em parceria com a Opinion Box, realizou uma pesquisa onde 61% dos entrevistados revelaram comprar mais pela internet do que em lojas físicas. E 40% deles afirmou comprar online mais de uma vez ao mês. Entre os principais motivos, estão os preços mais acessíveis do e-commerce, que conta com promoções mais atrativas e recorrentes.
Outro fator que justifica essa tendência de mercado é a busca cada vez maior, por parte do próprio e-commerce, de aperfeiçoar a experiência do consumidor, com um processo de compra fácil e prazeroso. Para Alexandre Schnorr, executivo de vendas da e-Ship WMS, essa dinamicidade do e-commerce é fruto, em boa parte, da constante busca por automatização de armazéns logísticos, cujos gestores procuram cada vez mais tecnologias como os Sistemas de Gerenciamento de Armazéns (WMS). “O recente “problema” das Americanas, que surgiu no inicio do ano, acendeu o alerta de muitas empresas, que não se deve ficar refém dos Marketplaces, nem para venda nem para logística, e sim ter sua própria operação. O sistema WMS da e-Ship entra como um facilitador para a empresa. Além dele automatizar todos processos internos, desde a entrada do produto até expedição, o sistema consegue garantir o SLA de entrega, tendo assim, um aumento na satisfação do consumidor.”
As mudanças causadas pela pandemia também devem ser levadas em consideração. O levantamento revelou que sete a cada dez consumidores declararam um aumento na frequência de suas compras online no último ano, e mais de 50% acredita que esse hábito tende somente aumentar nos próximos meses. “Por esse motivo é preciso buscar evoluir suas operações logísticas a todo instante, a fim de suportar o cenário promissor das vendas online. Os diferenciais do e-commerce - a agilidade e o conforto - devem ser garantidos pela manutenção de um bom funcionamento dos armazéns, que só pode ser impulsionado pelas novas tecnologias”, expõe.
O estudo apresentado reflete muito sobre novo cenário de consumo dos brasileiros e tecnologias cada vez mais apuradas têm ganhado espaço no varejo digital. Elas vão desde Realidade Virtual e Aumentada até o aprimoramento dos processos logísticos da empresa, que trazem maior agilidade na execução e qualidade no atendimento dos clientes. “Com um sistema de gerenciamento é possível revolucionar operações logísticas, trazendo automatização, segurança e escalabilidade aos negócios das lojas virtuais”, finaliza Alexandre Schnorr.