Se você usa ou planeja usar PODCAST na sua estratégia de marketing, precisa conhecer dados e informações sobre esse mercado.
📍 Segundo relatório da Spotify, aqui vão 7 insights sobre o comportamento do ouvinte:
1 ✅ O ritmo de DESCOBERTA de podcasts pela GERAÇÃO Z está CRESCENDO de forma acelerada, mais que o DOBRO das outras faixas etárias;
2 ✅ Até mesmo os MENORES podcasts podem ter ouvintes em TODO O MUNDO — para cada 10 ouvintes que o podcast ganha, em média, um novo virá de um país diferente;
3 ✅ COMÉDIA é o gênero mais popular globalmente, no entanto a América Latina adora podcasts de FICÇÃO, enquanto os Estados Unidos e o Canadá preferem conteúdos voltados para FAMÍLIA e CRIANÇAS e Ásia-Pacifico RELIGIÃO & ESPIRITUALIDADE;
4 ✅ GÊNEROS preferidos variam amplamente entre as REGIÕES — ao analisar os fandoms, foi possível perceber que existem SOBREPOSIÇÕES de categorias preferidas, como por exemplo, 31% dos ouvintes de podcast de ARTES, também ouvem COMÉDIA. Porém apenas 18% dos ouvintes de COMÉDIA também consomem podcast de ARTES;
5 ✅ A TAXA de CONCLUSÃO de episódios varia de GÊNERO para GÊNERO — os ouvintes mais dispostos a acompanhar os conteúdos do início ao fim são os amantes de TRUE CRIME e TECNOLOGIA;
6 ✅ FÃS que seguem os podcasts tendem a ouvir 4x MAIS os conteúdos de seus CRIADORES preferidos — esse insight ressalta a importância da sua audiência fixa, ao invés de focar apenas em ganhar novos ouvintes. A FIDELIZAÇÃO dos ouvintes contribui para que os conteúdos sejam ouvidos com regularidade;
7 ✅ O maior CRESCIMENTO nos podcasts tende a acontecer nos 4 primeiros MESES de existência dos programas.
⁉️ E aí? Preparados para alavancarem seus podcasts? 🚀🚀🚀