Em meados do ano de 1999, o filme Matrix nos levou para uma realidade apavorante, onde todos os seres humanos foram dominados por uma inteligência artificial.
Passados pouco mais de 20 anos desde o lançamento deste sucesso cinematográfico, experimentamos a evolução de inúmeras tecnologias, com avanços significativos em inteligência artificial.
Voltando ao filme, os robôs subjugaram os humanos e passaram a “cultivar” pessoas para utilizar toda a energia produzida pelo nosso corpo para funcionarem, o que nos leva a questionamentos como: será que já existe um sistema de IA capaz de tudo isso?
A resposta mais simples seria não. Porém, os sistemas de inteligência artificial avançaram assombrosamente nos últimos anos, o que muda um pouco esse questionamento – a pergunta deveria ser: algum dia uma IA vai ser capaz disso? E a resposta seria “talvez”.
De fato, sistemas de inteligência artificial dos mais avançados podem carregar seus perigos e nós não fazemos muita ideia de onde tudo isso vai chegar, mas dá para arriscar que nada de muito grave deve acontecer pelo menos nos próximos 50 anos ou mais.