Futuro dos Negócios
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A inovação não precisa ser inédita

A inovação não precisa ser inédita
Bruno César Cunha Oliveira
nov. 28 - 1 min de leitura
000

Quantas vezes no mundo dos negócios, nas atividades profissionais ou até mesmo no dia a dia familiar, já ouvimos a seguinte frase: É muito difícil inovar, não tenho criatividade para inventar novas tarefas, produtos,serviços, processos...

Eu tinha este mesmo pensamento até realizar o curso "Os 10 Segredos da Inovação e Criatividade", ministrados por Martha Gabriel. Na capacitação, ela me fez refletir de que há diferenças entre inovação e invenção. A inovação é quando seu público - interno ou externo - percebe uma novidade, seja em um produto, em um serviço, ou em alguma atividade que otimize tempo, resultados e traga benefícios. 

Uma grande estratégia para inovação é o chamado benchmarking, que nada mais é do que análise comparativa entre os agentes do mercado, ou seja, verificar o que seus concorrentes ou empresas do ramo fazem e que você pode trazer para o seu negócio, obviamente fazendo as adaptações necessárias à sua realidade.

A invenção, sim, é algo inédito. É patentear uma criação, extrair da sua própria mente algo nunca visto e /ou vivenciado.

Sendo assim,  inovar é estar atento e atualizado. O mercado está cheio de possibilidades,  com muitas empresas multiplicando ideias e conceitos. Cabe a cada um de nós identificar as reais oportunidades e e criar insights que nos levem a tão sonhada inovação, que não precisa ser inédita!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você