Futuro dos Negócios
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Bombardeamento de conteúdos em tempos de COVID-19

Bombardeamento de conteúdos em tempos de COVID-19
Ronaldo Cavalheri
mar. 28 - 3 min de leitura
010

A internet democratizou a informação e isso não é novidade para ninguém. Nos últimos anos tivemos acesso a todo tipo de conteúdo que se possa imaginar, porém nos últimos dias o confinamento forçado pelo coronavírus obrigou as pessoas a ficarem em casa potencializando ainda mais o uso da internet para estudar e trabalhar – e o que já era acessível se tornou um bombardeamento nunca visto anteriormente.

A oferta tem que acompanhar o movimento do mercado. Nós vamos onde o cliente está. E agora os clientes estão em casa atrás de uma tela. E a “solidariedade disfarçada” se espalhou no compartilhamento de conteúdo gratuito ou muito acessível para ajudar as pessoas a preencherem o seu tempo enquanto estão na quarentena sem poder sair de casa. São canais de tv, livros, cursos e conteúdo dos mais variados.

E por que não aproveitar tudo isso? E aí o cuidado. Usando o ditado “de graça até injeção na testa” pode apresentar uma vantagem inicial, mas isso pode custar caro. Não só estamos passando por uma pandemia global, mas também por um sério problema econômico. E agora mais do que nunca não temos tempo a perder. Para que assistir tantos filmes ou ler tantos livros e aproveitar todos os cursos gratuitos? Consumir conteúdo de forma aleatória e sem direcionamento é improdutivo.

Para enfrentar os problemas que não serão poucos teremos que nos reinventar. Usar a criatividade e desenvolver novas habilidades será insumo básico para sairmos mais fortes. Aquilo que sabíamos até semana passada talvez não se aplique mais hoje. E entramos em um ciclo de aprender – desaprender – reaprender. O aprendizado contínuo, que é visto como uma das habilidades mais requeridas pelos profissionais do futuro, segundo o Fórum Econômico Mundial, nunca se fez tão necessário no presente.

Agora é hora de ser inteligente e objetivo se apropriando do conceito de lifelong learning, que não mais é do que não parar de estudar para o resto da vida. Tudo está mudando em um ritmo cada vez mais acelerado e o COVID-19 mostrou isso em poucos dias. Temos que aprender todos os dias para não ficar para trás e conseguir desenvolver um olhar de levar soluções para os problemas que surgem. Novos conhecimentos e habilidades devem ser desenvolvidos de forma planejada e alinhados com os seus objetivos de carreira e de vida. Use o seu tempo de forma consciente. O que você vai aprender hoje?


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você