Futuro dos Negócios
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Brasil é o país que menos consegue identificar fake news

Brasil é o país que menos consegue identificar fake news
Futuro dos Negócios
jul. 20 - 1 min de leitura
000

Pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) avaliou a CAPACIDADE de IDENTIFICAR NOTÍCIAS FALSAS ou ENGANOSAS em voluntários de 21 países, usando uma metodologia “gamificada”.

📍 Os participantes usaram um simulador de rede social para avaliar como as pessoas reagem e classificam notícias encontradas nestes ambientes. Ao todo, foram 40.765 respondentes, dentre os quais, os BRASILEIROS tiveram a PIOR NOTA em TODOS os QUESITOS.

☝️ A OCDE classificou a informação em 5 grupos: VERDADEIRA, FORA DO CONTEXTO, DESINFORMAÇÃO propriamente dita (notícia falsa fabricada com a intenção de enganar), INFORMAÇÃO ERRADA (não necessariamente com intenção de enganar), PROPAGANDA e SÁTIRA.

✅ A INFORMAÇÃO ERRADA sem intenção de enganar, junto com INFORMAÇÕES VERDADEIRAS, foram as mais difíceis de identificar corretamente na média dos países. A mais fácil foi a SÁTIRA.

✅ A CAPACIDADE MÉDIA GLOBAL de identificar notícias FALSAS ficou em 60%: de cada 10 notícias falsas, 6 são desmascaradas. O país que se saiu melhor foi a FINLÂNDIA, com 66%. O BRASIL ficou em último lugar com 54%.

✅ A pesquisa também mostrou que os PAÍSES onde as pessoas MAIS USAM as MÍDIAS SOCIAIS para se INFORMAR também são aqueles que MAIS ACREDITAM em NOTÍCIA FALSA.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você