Inovação é uma palavra que já está ficando difícil de explicar. Enquanto tudo parece ser novo, inovador, disruptivo, ainda é bem comum encontrar indústrias que não descobriram como investir em inovação, e não entenderam como ela pode ser importante para solucionar problemas de produtividade, de receita, de redução de custos, etc.
É claro que para inovar, é necessário muito mais do que comprar uma máquina importada com altíssima tecnologia. Mas este assunto falaremos com mais detalhes em uma outra postagem. Hoje, o foco é identificar quais são as empresas que ainda não estão no caminho da inovação.
O primeiro sinal é ausência de treinamento e capacitação para a equipe na liderança. Se os gestores não estão orientados e/ ou incentivados a continuar estudando, aprendendo e investigando novas formas de executar as tarefas que fazem parte da sua rotina, a empresa dificilmente estará orientada para inovação. Esta é a primeira lição: oriente seus funcionários a buscar uma reciclagem, ou providencie um bom treinamento para mostrar a eles como a indústria pode ser mais produtiva, com menos desperdício e melhor lucratividade.
Outro sinal de que a indústria não está aberta à inovação acontece quando não há abertura para novas ideias. Se os colaboradores não encontram um canal de comunicação para dar sugestões de como executar tarefas simples na linha de produção, dificilmente as boas ideias, novidades e tendências terão a capacidade de chegar até os tomadores de decisão.
“Sempre fizemos dessa maneira”. Uma indústria ou empresa que lida com a forma de agir exatamente da mesma maneira que fazia há 10 anos, provavelmente está ficando para trás. É muito improvável pensar, hoje em dia, que uma linha de produção, por exemplo, possa ficar 10 anos sem que haja uma mudança, uma melhoria em seu processo.
A indústria que você trabalha passou por essas fases antes de investir em inovação? Ou ainda está passando por alguma dessas etapas? Comente com a sua opinião: por onde a sua indústria começou a inovar?