A CAPACIDADE de EXPLORAR NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS é um dos principais fatores para vantagem competitiva em um mundo que é cada vez mais acelerado e tecnológico.
❌ No entrando, infelizmente, o BRASIL 🇧🇷 está nas últimas posições do ranking mundial nesse quesito, podendo comprometer, e muito, os nossos resultados futuros.
📍 Na edição de 2022 do Anuário de Competitividade Digital do IMD feito em parceria com o a Fundação Dom Cabral, que analisa a capacidade de 63 economias mundiais em explorar novas tecnologias digitais, o BRASIL 🇧🇷 aparece na #52 posição (caindo uma posição no ranking 2021 e ficando entre os 15 últimos), atrás de países como INDONÉSIA 🇮🇩 (51°), e CAZAQUISTÃO 🇰🇿 (36°).
👆🏻 Essa queda se deve à PIORA de:
❌ fator “PRONTIDÃO para o FUTURO”;
❌ estabilidade nos fatores “CONHECIMENTO” e “TECNOLOGIAS”.
✅ O destaque fica para a Escandinávia, que tem 2 países no topo do ranking, formado por DINAMARCA 🇩🇰, ESTADOS UNIDOS 🇺🇸 e SUÉCIA 🇸🇪.ㅤ🚀🚀🚀 A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL de PAÍSES é tão importante quanto a transformação digital de empresas e pessoas, porque sem o DIRECIONAMENTO e VISÃO de futuro compartilhadas, não se consegue energia sistêmica para otimizar o ecossistema nacional.
⁉️ Ano após ano o Brasil tem estado na lanterna dos rankings mundiais de inovação e tecnologia. Precisamos urgentemente de um plano nacional para mudar isso e começarmos a fazer parte do cenário mundial de tecnologia e inovação. Já!