[ editar artigo]

Cyber ataque desliga sistema de gasoduto dos Estados Unidos

Cyber ataque desliga sistema de gasoduto dos Estados Unidos

 

Segurança sempre foi uma dimensão importante da existência (e sustentabilidade) não apenas do ser humano, mas de qualquer sistema.

💪🏻 Conforme nossa vida se torna cada vez mais digital, a segurança também deve considerar essa dimensão, pois um ataque digital pode significar ameaças a todas as funcionalidades vitais conectadas ao digital.

📌 No entanto, infelizmente, muitas vezes não estamos suficientemente seguros para nos defendermos na esfera digital resultando em danos terríveis, como aconteceu na última semana nos Estados Unidos — um ataque ransomware desligou o principal sistema de gasoduto da Costa Leste do país.

👉🏻 O gasoduto é responsável por transportar mais de 3 milhões de barris de gasolina, diesel e combustível de aviação para cerca de 50 milhões de pessoas.

A situação e a extensão do incidente estão sendo avaliados mas a suspeita é que o ataque tenha sido realizado pela DarkSide, uma gangue de criminosos da Europa Ocidental.

⭕️ Ataques ransomware têm afetado desde bancos e hospitais a universidades e municípios. Quase 2.400 organizações apenas dos EUA foram vítimas no último ano.

✋🏻 Apesar de qualquer organização ou indivíduo estarem sujeitos a ataques cibernéticos, os alvos preferidos são empresas do setor industrial por serem mais propensas a pagar resgate para reassumir o controle de seus sistemas.

✅ Esse e inúmeros outros incidentes devem servir como alerta de vulnerabilidade para todos nós — independente de local, idade, formação, ou qualquer tipo de categorização, já que a via digital não tem fronteiras.

⁉️ E você? Como está a segurança da sua vida digital? #prapensar e agir 🚀🚀

Futuro dos Negócios
Ler conteúdo completo
Indicados para você