A introdução do ChatGPT despertou preocupações em escolas ao redor do mundo sobre um possível aumento da COLA e do PLÁGIO em trabalhos escolares.
📍 No entanto, uma recente pesquisa da Universidade de Stanford sugere que esses temores podem ter sido exagerados. A pesquisa, que abrangeu mais de 40 escolas dos EUA, aponta que cerca de 60 a 70% dos alunos admitiram ter colado recentemente - taxa SEMELHANTE aos anos anteriores, antes do surgimento do ChatGPT.
✅ Apesar de alguns alunos terem usado chatbots para gerar ideias ou editar partes de trabalhos, a porcentagem daqueles que os usaram para escrever a totalidade de um trabalho foi relativamente baixa.
📍 Um outro estudo, da Pew Research Center, com mais de 1.400 adolescentes descobriu que:
✅ 44% sabem POUCO sobre o ChatGPT;
✅ 33% não sabem NADA sobre a ferramenta;
✅ 23% relataram ter um conhecimento APROFUNDADO sobre o ChatGPT;
✅ 81% afirmaram NUNCA ter usado a ferramenta para trabalhos escolares.
👆 Esses dados sugerem que, por enquanto, o ChatGPT não se tornou o fenômeno disruptivo nas escolas, previsto por alguns.