Uma das maiores forças da Web é a informação, que é a base para o conhecimento, que pode vir a ser usado com sabedoria na transformação da sociedade para um mundo mais justo e melhor para todos nós.
Infelizmente a Web também tem sido usada para desinformação, mentiras e manipulação social, causando desentendimento e confusão para muitos que ainda não tem pensamento crítico, nem maturidade para discernir o certo do errado, discernir fake news de informações confiáveis e relevantes.
Sabemos que quase sempre haverá interesses econômicos ou políticos e possíveis vieses em alguns conteúdos, mas o que não podemos admitir é a mentira e o engano.
O uso de pensamento crítico (questionador) pode ajudar muito na validação dos conteúdos, bastando para isso o uso de reflexão e questões simples como:
- Quem é o autor da “notícia”?
- Qual a fonte?
- Qual a data da publicação original?
- Onde foi publicado?
- ...
Outros pontos a considerar sobre o conteúdo, são:
- Clareza (se é fácil de entender),
- Acurácia (se é verificável, testável),
- Relevância (se é importante),
- Lógica (se faz sentido),
- ...
É preciso que cientistas e produtores de conteúdo de qualidade se unam e atuem em conjunto em uma grande campanha em todo tipo de mídia contra os abusos e os absurdos das fake news e qualquer tipo de desinformação.
Desejo a todos um 2022, mais consciente e que supere as expectativas daqueles que lutam por um mundo mais sustentável, mais viável para o futuro dos negócios, para a humanidade e para nosso planeta terra.
Que o nosso Propósito seja Nobre, que a nossa Visão seja Grande, que a nossa Execução seja Exemplar em 2022 e além.
Abraço, @neigrando