Um relatório de março de 2020 da CNI - Confederação Nacional das Indústrias divulgou os indicadores industriais, com um balanço negativo - que é de se esperar durante este período de crise, por conta da covid-19.
O faturamento real da indústria caiu 4,8% e as horas trabalhadas na produção recuaram 1,8%. O o emprego industrial também recuou 0,7%.
Outro ponto importante:
A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) caiu 2,5 pontos percentuais, para 76%, o segundo menor valor da série, só superando os 75,9% registrados em maio de 2018, durante a paralisação dos caminhoneiros.
“Com o endurecimento das medidas de distanciamento social, na segunda quinzena de março, o consumidor ficou impossibilitado de consumir. A queda da demanda provocou impacto imediato no faturamento. Em resposta à queda do faturamento as empresas reduziram o ritmo de operação, levando à queda das horas trabalhadas e, consequentemente, da utilização da capacidade instalada. A queda do emprego industrial também reflete a mudança no cenário. O aumento das demissões e o consequente pagamento das verbas rescisórias impactaram as despesas com folha de pagamento. Massa salarial e rendimento médio pago aos trabalhadores da indústria cresceram, respectivamente, 2,2% e 5,9%.” Veja mais: http://www.portaldaindustria.com.br/cni/estatisticas/