Os JOVENS são mais SENSÍVEIS às CURTIDAS do que os adultos, e essa sensibilidade se traduz em MUDANÇAS no HUMOR e no ENGAJAMENTO nas plataformas.
📍 Isso é o que revela o estudo realizado por cientistas da universidade de Amsterdam e publicado na revista Science Advance, que entrevistou 7 mil jovens e 8 mil adultos, e que aponta ainda:
✅ Ao receber um FEEDBACK NEGATIVO, ou seja, MENOS CURTIDAS do que o esperado, o TEMPO GASTO dentro da rede social TENDE a AUMENTAR em uma BUSCA ANSIOSA pela APROVAÇÃO.
✅ O contrário também se verifica: ao receber mais CURTIDAS, o humor MELHORA.
✅ Os autores destacam que isso pode AFETAR a SAÚDE MENTAL por provocar mudanças constantes e abruptas no estado de ânimo.
☝🏻 Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores analisaram um grande conjunto de dados de postagens reais do Instagram e usaram um MODELO COMPUTACIONAL para capturar a SENSIBILIDADE a CURTIDAS. Depois, foi feito um estudo experimental, que imitou os recursos das plataformas para RASTREAR MUDANÇAS de HUMOR.Por último, eles conduziram um estudo exploratório de neuroimagem, que mostrou que a SENSIBILIDADE ao FEEDBACK da MÍDIA SOCIAL está relacionada a diferenças individuais no VOLUME da AMÍGDALA, região do CÉREBRO responsável por processar EMOÇÕES.
🛑 Esse e outros estudos referentes aos impactos das tecnologias digitais no comportamento dos jovens são ALERTAS para REAVALIARMOS o seu USO, de forma a garantir os seus benefícios e mitigar seus efeitos colaterais negativos. A EDUCAÇÃO, tanto no âmbito familiar quanto FORMAL, é a principal arma para combatermos os efeitos negativos e fomentar os positivos que a tecnologia oferece.
🚀🚀🚀 Devido ao implacável ritmo de aceleração de transformações tecnológicas, essa questão torna-se cada vez mais URGENTE.