Futuro dos Negócios
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

IA e ESG: Da maquiagem a colaboração

IA e ESG: Da maquiagem a colaboração
RAFAEL RIBEIRO ARCANJO
abr. 4 - 2 min de leitura
000

Certamente os temas IA (Inteligência Artificial) e ESG (Ambiente, Social e Governo) estão entre os mais pesquisados e discutidos por empresas, desde uma startup até uma grande petrolífera, mas o que esses temas têm em comum, será que há convergência entre essas áreas?

Quando pesquisamos sobre esses temas, um ponto negativo que essas áreas têm em comum é a maquiagem que acontece em diversos casos de ambos os temas. Certamente, muitos já ouviram as expressões AI-Washing e Greenwashing, usados para enganar clientes e investidores, através de uma comunicação maquiada, gerando um valor indevido para suas marcas.

O termo Greenwashing surgiu no início da década de 1990 e existem diversos casos famosos na mídia como venda de produtos naturais, livres de transgênicos, mas sem origem controlado, ou casos de empresas petrolíferas que fazem propagando de um negócio ecológico e sustentável, enquanto seu principal modelo de negócio está ligado a atividades extremamente prejudiciais ao meio ambiente.

O termo AI-Washing é mais recente, mas trás o mesmo conceito do Greenwashing, maquiar algo para vender de uma forma mais atraente aos consumidores e investidores. Um dos casos mais emblemáticos é de uma startup que dizia ter criado uma plataforma, baseada em IA, para que clientes criassem um aplicativo móvel com apenas alguns cliques, enquanto todo trabalho era realizado por um time de desenvolvedores. Essa empresa arrecadou cerca de US$ 30 milhões em investimento.

Mas e a colaboração, como fica? Na união dessas forças! Muitos dados de ESG são gerados pelas próprias empresas e complementados por agências de avaliação de risco, deixando o processo lento e passível de fraudes. Com a avanço da IA, aumenta exponencialmente a capacidade de coleta e avaliação de dados de fontes distintas, não somente as fornecidas pelas próprias empresas. Essas análises tornam-se muito mais completas e dinâmicas, utilizando e correlacionando diversas fontes de dados, seja uma notícia, imagens de satélites, balanços financeiros, dados de redes sociais, ou qualquer tipo de dados disponível.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você