Futuro dos Negócios
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

IA é uma realidade

IA é uma realidade
Ederson Valente Lemes
jul. 25 - 2 min de leitura
000

Não faz muito tempo que inteligência artificial parecia algo futurista e distante, presente apenas nos filmes, que nos levavam a pensar como nossas vidas poderiam ser transformadas em algum momento, com máquinas fazendo o trabalho até então executado pelos humanos. Entretanto, ao estudarmos o assunto percebemos que ideias que tratam do conceito de IA existem há algum tempo, como é o caso da máquina universal que pensa, proposta por Alan Turing em 1936. Ou seja, esse futuro já vinha sendo pensado e o que vivenciamos hoje é consequência da evolução da IA, cujo conceito lato sensu é: imitar o cérebro humano de forma artificial.

Atualmente não é difícil encontrar artigos e reportagens listando profissões que deixarão de existir com o avanço da IA. A evolução das máquinas (hardware e software) potencializa o alcance da inteligência artificial, permitindo sua aplicação nas mais diversas áreas, tais como: healthcare, carros autônomos, sistemas de recomendação (Netflix, Amazon ...) e detecção de fraudes, dentre outras. Pensando em Brasil, o início da adoção do 5g na comunicação cria novas possibilidades de utilização da IA, especialmente com a conexão de inúmeros aparelhos que até então operavam apenas de forma offline.

Outro ponto interessante é a oferta de serviços de IA por grandes plataformas de tecnologia, tais como Amazon, IBM, Microsoft e Google. Isso cria um ambiente favorável a utilização da IA, não apenas por grandes negócios, mas também por médios e pequenos que podem contratar os serviços necessários, escolhendo dentre as várias opções aquelas que agregarão maior valor. Esse modelo possibilita a expansão da utilização dos serviços à medida que o próprio negócio cresce, mantendo assim investimentos compatíveis com o momento.

Muitos exemplos poderiam ser explorados, mas o importante é destacar o potencial de utilização da inteligência artificial e a necessidade de que empresas e profissionais olhem para seus negócios e profissões sem deixar de considerar impactos e vantagens na utilização da IA, pois aquilo que considerávamos um futuro distante é cada vez mais real no nosso dia a dia.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você