[ editar artigo]

IA na indústria financeira

IA na indústria financeira

O Machine Learning (ML) nasceu a partir da teoria de que as máquinas podem aprender sem serem programadas para realizar tarefas. Para tentar encontrar padrões ou resultados, essas ferramentas utilizam algoritmos e métodos para alcançar o objetivo desejado. Elas usam principalmente estatística e computação para extrair algum significado importante na tomada de decisões.

O uso de ML está crescendo no mercado financeiro, proporcionando benefícios como processos mais eficientes, melhor análise financeira e engajamento do cliente.

Alguns exemplos clássicos de utilização de ML na indústria financeira são os famosos Chatbots/Voicebots para a automatização e ampliação do atendimento aos clientes, inclusive teve um crescimento exponencial em decorrência do momento pandêmico vivenciado; outro exemplo é a criação de perfil de clientes através de análises de dados e padrões, onde as ferramentas de ML apresentam recursos suficientes para automação; e, por fim, a prevenção de fraudes é mais um dos usos, o machine learning pode encontrar padrões de forma eficiente e reconhecer processos fraudulentos usando diferentes modelos.

 Apesar de o uso de ML ser considerado uma inovação revolucionária, o impacto do seu uso na indústria financeira dependerá como ela será utilizada. Em outras palavras, é necessário definir se a tecnologia de ML é adequada para sua organização, se a sua base de dados é ideal para essa tecnologia e se a sua infraestrutura de TI pode suportar esse tipo de desenvolvimento e ferramenta. Além disso, é fundamental ter uma equipe capacitada em ML e com conhecimento suficiente do negócio, que seja capaz de não somente processar as informações, mas também de extrair delas perspectivas de negócio valiosas que facilitem a tomada de decisões da sua empresa.

Futuro dos Negócios
KLAILTON RALFF DA SILVA
KLAILTON RALFF DA SILVA Seguir

Líder em I.A. no BB, onde atua desde 2015 em Bots, Machine Learning, Bigdata e Inovação. Estudante voraz em Inteligência Artificial voltada para Estratégia e Negócios, Ciência de Dados para Tomadas de decisões e Transformação Digital.

Ler conteúdo completo
Indicados para você