A Inteligência Artificial (IA) já tem história quanto ao seu conceito desde meados do século passado, no entanto, vem de fato gerando impactos na vida humana e nos negócios nos últimos 10 a 20 anos, e vem acelerando esse processo de adoção a cada ano que passa. O combustível dessa aceleração está na vasta disponibilidade dos dados, capacidade dos recursos computacionais e demanda dos negócios por soluções escaláveis e exponenciais.
O dado é o insumo fundamental para as tecnologias de IA funcionarem, diversos serviços são disponibilizados em Plataformas Cloud de IA a exemplo do IBM Watson, AWS, Microsoft e Google. Permitem evoluir as soluções digitais com a integração desses serviços, como por exemplo os chatbots, serviços cognitivos, Machine Learning, tradutores, análise de imagem entre outros. Esses serviços estão baseados em dados de entrada e saída.
A transformação digital através dos negócios digitais demanda por soluções onde a tecnologia de IA pode servir de meio para atingir seus objetivos, buscando atender as novas necessidades, entender as mudanças no comportamento dos consumidores e alavancar as soluções digitais.
Enfim, importante que as áreas de negócios estejam acompanhando as necessidades de evolução dos seus modelos de negócios, atentos com a mudança dos consumidores, novas oportunidades de negócios e ao mesmo tempo tenham um conhecimento do que as tecnologias de IA podem resolver, a fim de potencializar as soluções para seus problemas de negócios.