Para quem é importante aprender sobre inovação? Muito tem se falado sobre a importância da inovação para empreendedores e organizações e da adoção de suas metodologias por profissionais, em especial da área de tecnologia de informação, que está cada vez mais em alta e onde se lida com um grande e contínuo volume de dados de alta complexidade na formulação de novos produtos e serviços digitais. Mas, pensando apenas a partir do campo da transformação digital, não seria interessante também para o usuário comum da internet aprender sobre inovação, já que a todo tempo é afetado pelas constantes inovações do ambiente digital ? E quando falamos de inovação, será que partimos todos do mesmo entendimento?
Levada por essas questões me inscrevi no curso "10 Segredos da Inovação e Criatividade" da Martha Gabriel. Foram vários aprendizados e muitas novas questões que o curso me possibilitou (curso bom é assim, né?) . Mas em vez de enumerar os 10 segredos apresentados no curso, apresento meus 8 aprendizados "favoritos", dentro do universo das questões que me levaram ao curso:
- Inovar é muito mais do que inventar: é você ir melhorando as coisas aos poucos. Inovar é agregar valor.
- Com certeza não partimos todos do mesmo entendimento de inovação mas não por isso esse processo deixa de acontecer a nossa volta ou nos afetar em algum momento.
- Inovação não é só produto e tecnologia e vai muito além da transformação digital. Desenvolver serviços e processos (quem faz o que e como) também é inovação.
- Criatividade é um elemento importante no processo de inovação mas inovação e criatividade são coisas diferentes.
- Inovação requer metodologia.
- Método é diferente de receita. Na receita, independente do contexto, utilizamos os mesmos ingredientes e forma de fazer para se chegar a um resultado igual, no método é desenvolvida uma forma de fazer algo para revelar a solução dentro do contexto que você estiver.
- Inovação não é um departamento nem pode ser uma pessoa: inovação é cultura.
- Inovação sistêmica depende de liderança.
Voltando a questão da transformação digital, o fato é que não damos conta de acompanhar todos os processos de inovação que ela envolve, usuário comum ou profissionais de TI, mas acredito que faz toda a diferença na experiência (individual e coletiva) conhecer minimamente seus processos, vide o impacto de fenômenos como "filtro bolha", fake news e deepfake. Embora a inovação esteja em alta, nem tudo precisa de inovação: a essência da inovação deve ser agregar valor. Acredito ser importante também um entendimento de inovação para que esse não se confunda com novidade.