Futuro dos Negócios
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Inovação e cotidiano

Inovação e cotidiano
Raquel Fernandes
nov. 25 - 3 min de leitura
000

Para quem é importante aprender sobre inovação? Muito tem se falado sobre  a importância da inovação para empreendedores e organizações e da adoção de suas metodologias  por profissionais, em especial da área de tecnologia de informação, que está cada vez mais em alta e onde se lida com um grande e contínuo volume de dados de alta complexidade na formulação de novos produtos e serviços digitais. Mas, pensando apenas a partir do campo da transformação digital, não seria interessante também para o usuário comum da internet aprender sobre inovação, já que a todo tempo é afetado pelas constantes inovações do ambiente digital ? E  quando falamos de inovação, será que partimos todos do mesmo entendimento? 

Levada por essas questões me inscrevi no curso "10 Segredos da Inovação e Criatividade" da Martha Gabriel. Foram vários aprendizados e muitas novas questões que o curso me possibilitou (curso bom é assim, né?) . Mas em vez de enumerar os 10 segredos apresentados no curso, apresento meus 8 aprendizados "favoritos", dentro do universo das questões que me levaram ao curso:

  1. Inovar é muito mais do que inventar: é você ir melhorando as coisas aos poucos. Inovar é agregar valor.
  2. Com certeza não partimos todos do mesmo entendimento de inovação mas não por isso esse processo deixa de acontecer a nossa volta ou nos afetar em algum momento.
  3. Inovação não é só produto e tecnologia e vai muito além da transformação digital. Desenvolver serviços e processos (quem faz o que e como) também é inovação.
  4. Criatividade é um elemento importante no processo de inovação mas inovação e criatividade são coisas diferentes. 
  5. Inovação requer metodologia.
  6. Método é diferente de receita. Na receita, independente do contexto, utilizamos os mesmos ingredientes e forma de fazer para se chegar a um resultado igual, no método é desenvolvida uma forma de fazer algo para revelar a solução dentro do contexto que você estiver.
  7.  Inovação não é um departamento nem pode ser uma pessoa: inovação é cultura.
  8. Inovação sistêmica depende de liderança.

Voltando a questão da transformação digital, o fato é que não damos conta de acompanhar todos os processos de inovação que ela envolve, usuário comum ou profissionais de TI, mas acredito que faz toda a diferença na experiência (individual e coletiva) conhecer minimamente seus processos, vide o impacto de fenômenos como "filtro bolha", fake news e deepfake.  Embora a inovação esteja em alta, nem tudo precisa de inovação: a essência da inovação deve ser agregar valor. Acredito ser importante também um entendimento de inovação para que esse não se confunda com novidade. 

 

 

 

 

 

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você