Futuro dos Negócios
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Inovação e Criatividade

Inovação e Criatividade
Alexandre Santana da Silva
nov. 25 - 3 min de leitura
000

          A autora Martha Gabriel nos presenteia em compartilhar esses 10 segredos da inovação e criatividade, pois eles nos obrigam a refletir e ampliar nossos horizontes quer seja na nossa vida pessoal ou profissional. A inovação está em tudo e em todo lugar.

          Ela inicia de forma brilhante nos mostrando que inovação não é de graça e que necessita de tempo e dinheiro para se investir nas nossas ideias.

          Em seguida, ela explica que a inovação é muito mais que a invenção, ou seja, não basta você inventar um novo abridor de latas ou um outro produto qualquer, isso por si só não define inovação. Arrumar uma gaveta ou uma certa parte da casa pode ser considerado inovação se agregar valor a sua vida e se essa arrumação melhorar e agilizar o seu dia a dia.

          A inovação não é só produto e tecnologia ela pode ser um processo ou um modelo de negócio novo. Qualquer coisa que você possa fazer com mais eficiência pode ser considerado inovação. Inovação agrega valor a alguém.

          Um segredo muito importante que ela nos passa é que inovação precisa ter tolerância ao erro, isso não significa repetir os erros e sim aprender com eles. O erro tem que se tornar um feedback.

          A inovação não precisa ser inédita, ou seja, se você começar a fazer algo que já existe, mas que para você é novo, e isso agregar valor, podemos chamar isso de inovação.

          A inovação depende do público, para que ela aconteça é necessário que as pessoas que a utilizam aprovem. Conhecer o seu público é fundamental para se alcançar o sucesso.

          O nosso cérebro é configurado biologicamente para minimizar a dor, aumentar o prazer e economizar energia, essas 3 dimensões é onde temos que detectar a solução para as pessoas para se conseguir inovar.

          Inovação é diferente de criatividade elas estão relacionadas, mas isso por si só não a define. A criatividade precisa de um método para se colocar em prática e se tornar um processo de inovação. Inovação precisa de um método.

          Inovação é cultura. Quanto maior for a diversidade das pessoas que estão envolvidas no processo de inovação mais apropriada será a cultura de inovação.

          Todos esses segredos somente terão valor se a liderança apoia, educa, fomenta e presta atenção em todos os processos de inovação. Inovação sistêmica depende de liderança.

          Temos que implementar e aplicar essas dicas para se ter resultados tanto na vida pessoal quanto profissional.  


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você