A Confederação Nacional da Indústria (CNI) publicou um conjunto de propostas prioritárias para os primeiros 100 dias do atual governo. As medidas visam dar subsídios às ações federais que busquem a retomada industrial brasileira pós-pandemia com propostas, destinadas ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços que abordam questões que vão desde sustentabilidade até digitalização de processos governamentais, visando uma política industrial moderna, com inovação, pesquisa e desenvolvimento.
No segmento da logística, por exemplo, é preciso acompanhar as novas tendências para que a produtividade das inovações não seja afetada. Os armazéns, desse modo, devem ser capazes de suportar uma realidade de crescimento de demanda, sem que sejam um gargalo no processo.
Para Roberto Hoffmann, CEO da SHL Logística, esse momento é fundamental para as empresas criarem estratégias modernas para aprimorar todos os setores, resultando na longevidade do negócio. “O mais recomendável a um gestor que procura expandir seu negócio é terceirizar sua logística. No serviço de fulfillment, por exemplo, uma empresa contratada se responsabiliza por receber, estocar, registrar, empacotar e despachar os produtos para o cliente. Ao dividir as responsabilidades, o gestor ganha mais tranquilidade. Torna-se possível se atentar para áreas mais pendentes da empresa, uma vez que o pleno funcionamento de seus armazéns está garantido na mão de funcionários especializados”, aponta.
O executivo também cita a importância de se utilizar novas tecnologias para aumento da produtividade de uma operação. Com o fulfillment, o repasse do pedido ao armazém é feito por meio de um sistema ERP integrado com um sistema de gestão logística do armazém (WMS). Mitigar custos também deve ser prioridade no planejamento do gestor. Evitar erros na operação e gastos de transporte são medidas obrigatórias para fidelizar clientes e manter a marca no mercado. “A terceirização logística também é uma boa solução estratégica nesse aspecto (redução de erros operacionais e gastos com transporte), pois diminui distâncias do envio de produtos e tempo em trânsito. Além disso, um armazém de fulfillment auxilia no planejamento dos níveis de estoque e fornecimento de informações precisas sobre as demandas individuais dos produtos, otimizando a produtividade da equipe.
Sustentabilidade com a logística
A escolha por um serviço de fulfillment ainda contribui para a logística sustentável. Ao contar com armazéns compartilhados, com produtos de múltiplas empresas, o modelo de terceirização diminui drasticamente o consumo de energia elétrica e água. A redução de erros da operação resulta em uma maior economia de recursos. Isso em boa parte é garantido pela utilização de softwares e outras tecnologias dentro do armazém. “A partir da automatização da documentação, também há a eliminação de requisições em papel, esta que, além de sobrecarregar o meio ambiente, prejudica a segurança de toda a operação, ressalta Roberto Hoffmann.