Se você já assistiu filmes de guerra ou detetives, certamente já ouviu falar de mensagens secretas codificadas dentro de outras mensagens — a esteganografia. A história das mensagens ocultas e a esteganografia são temas fascinantes, com exemplos históricos que remontam séculos.
📍Com o avanço da Inteligência Artificial (IA), temos cada vez mais oportunidades de combinar o seu potencial com a esteganografia de diversas maneiras. Por exemplo, é possível usar algoritmos de IA para CODIFICAR mensagens secretas em mídias geradas por IA, como imagens ou áudios, de forma que a presença da comunicação secreta seja mascarada pela aparência normal da mídia. Isso permite que informações sejam transmitidas de forma oculta e segura.
✅ Além disso, a IA também pode ser usada na DETECÇÃO de esteganografia, ou seja, em identificar se alguma mensagem oculta está presente em uma determinada mídia. Algoritmos de IA podem ser treinados para reconhecer padrões e características suspeitas em arquivos digitais, ajudando na detecção dessas mensagens ocultas.
👆🏻 O ChatGPT, por exemplo, é alimentado com conhecimentos sobre essas técnicas e pode fornecer informações sobre sua história e como elas chegaram ao uso da IA. Assim, a combinação de esteganografia e IA oferece possibilidades interessantes tanto para a segurança da informação quanto para a pesquisa e desenvolvimento nessa área.
📍 De acordo com estudo divulgado pelo Venture Beat, grandes modelos de linguagem (LLMs) são muito bons em um tipo de esteganografia apelidado de "raciocínio codificado" — basicamente, as LLMs podem ser treinadas para usar mensagens secretas para esconder seus processos de pensamentos ao codificar os motivos pelas suas escolhas de uma frase ou palavra em particular. Todo esse processo, de acordo com o estudo, é invisível para os humanos.
✅ Essas habilidades de esteganografia também podem fazer com que as IAs possam enviar códigos e mensagens ocultas para outros agentes de IA.ㅤ⁉️ Preparados?