Pesquisa da Universidade de Stanford e do Google DeepMind revela que a IA pode REPLICAR com PRECISÃO os VALORES e PREFERÊNCIAS de uma PESSOA com apenas uma ENTREVISTA de DUAS HORAS.
☝🏻 Essas RÉPLICAS de PERSONALIDADE de IA, chamados de AGENTES de SIMULAÇÃO, oferecem um novo método para pesquisadores em ciências sociais e outras áreas conduzirem EXPERIMENTOS que seriam CAROS, IMPRATICÁVEIS ou ANTIÉTICOS de se realizar com seres HUMANOS reais.
✅ Os agentes de simulação visam IMITAR COMPORTAMENTOS e PERSONALIDADES HUMANAS, permitindo aos investigadores ESTUDAR a DINÂMICA do MUNDO REAL em ambientes controlados.
✅ O estudo recrutou 1.000 participantes com diversidade de idade, gênero, raça, região, educação e ideologia política. A equipe utilizou as entrevistas para criar réplicas de agentes desses indivíduos, e para testar a precisão dos agentes, os participantes realizaram testes de personalidade, pesquisas sociais e jogos de lógica em duas ocasiões, com intervalo de duas semanas. Em seguida, os agentes completaram as mesmas tarefas, e os RESULTADOS foram 85% semelhantes.
📍 Embora promissora, a tecnologia apresenta RISCOS ÉTICOS, pois assim como a geração de imagens possibilitou a criação de deepfakes, agentes de IA podem ser usados para PERSONIFICAR PESSOAS ONLINE SEM CONSENTIMENTO, gerando declarações ou ações que os indivíduos NÃO AUTORIZARAM.
☝🏻 Além disso, os métodos utilizados para avaliar a semelhança entre humanos e agentes foram básicos. Entre eles estavam o General Social Survey (que mede dados demográficos, felicidade e comportamentos) e a avaliação dos traços de personalidade Big Five (abertura à experiência, conscienciosidade, extroversão, amabilidade e neuroticismo). Embora amplamente usados em pesquisas sociais, esses testes NÃO CAPTURAM TODAS as NUANCES que TORNAM cada PESSOA ÚNICA.