Futuro dos Negócios
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Inteligência Artificial na Prática - Caso FINESSE em Moda

Inteligência Artificial na Prática - Caso FINESSE em Moda
Nei Grando
jul. 1 - 2 min de leitura
000

Há um bom tempo tenho postado sobre os usos da Inteligência Artificial na prática e sobre a IA no mundo dos negócios.  Agora começo a apresentar neste blog uma série de casos específicos de aplicações da IA em empresas, começando com este do mundo da moda.

Na quarta-feira (29 de junho de 2022), no 6º Congresso pacto pelo Brasil 2022, tivemos o painel TrenDs News Talk com o tema Inteligência Artificial (IA) na Prática, coordenado pelo nosso amigo Renato Grau e com a participação da nossa querida amiga Martha Gabriel, autora do livro em lançamento "Inteligência Artificial do Zero ao Metaverso" além das apresentações de casos práticos de IA pelo time de especialistas em inovação e tecnologias relacionadas com a transformação digital. 

Segue o caso que eu apresentei da Finesse.

Reduzindo o excesso em estoque

O excesso de estoque na indústria da moda é uma grande barreira à sustentabilidade devido às estratégias de compra baseadas em altos volumes e baixos preços unitários. Depois "queimam" os excessos.

A ideia da startup Finesse, que levantou US$ 4.5 milhões de investimento, foi reduzir o excesso de estoque, reduzindo assim o desperdício de produção e produzir roupas para indivíduos que se sentem sub-representados no mundo da moda.

A solução combinou análise de séries temporais, processamento de linguagem natural e visão computacional em seus algoritmos de aprendizado de máquina, indicando as tendências da moda que a Geração Z mais deseja em um determinado momento,

O modelo de negócios foi elaborado a partir de princípios usados ​​pelo setor financeiro para prever o desempenho das ações. 

A marca está usando técnicas de aprendizado de máquina de IA, lado a lado com matemática e estatística para analisar contas de moda no Instagram. 

A IA coleta dados de milhões de comentários nos perfis de modelos e influenciadores para rastrear as emoções dos consumidores-alvo. 

Assim é capaz de saber exatamente o que os compradores estão procurando em roupas e captar a evolução das tendências.

Referências

  • Finesse Case Study: How Will AI Affect the Fashion Industry? (440Industries)
  • ‘Zara Meets Netflix’—The Fashion House Where AI Removes Designers And Overstock (Forbes) 
  • Finesse raises $4.5M to predict fashion trends with AI

Artigos relacionados

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você