Acompanhar as mudanças sempre foi uma necessidade para as empresas se
manterem vivas e competitivas no mercado. E, no cenário atual, com escalada do
uso da IA nos negócios, essa necessidade se torna ainda mais em
evidência.
As empresas precisam incluir em seu planejamento estratégico a
utilização da IA para prospectar e otimizar negócios. Uma frase muito
interessante que a Martha Gabriel citou no curso, frase essa de autoria
do Google, afirma: “Sejamos nós os criadores do produto que irá acabar com a
gente”. E, realmente, esse pensamento precisa estar no radar das empresas.
Afinal, a evolução é inevitável, então, antecipar aos movimentos é fundamental
para manter a empresa viva, oferecendo serviços e/ou produtos relevantes para
os clientes.
Um exemplo da capacidade da IA, e que virou febre nas redes sociais
recentemente, é o ChatGPT, ferramenta da empresa OpenAI, que, sem sombra de
dúvidas, é fantástica. Essa ferramenta consegue responder e resolver problemas
rapidamente, criar textos e escrever códigos em linguagens de programação.
Quantos negócios e profissões não poderão ser substituídos por essa nova
ferramenta?
Considerando o cenário atual, com a evolução tecnológica muito rápida,
podemos concluir que o “Futuro dos Negócios” das empresas irá depender do quanto
a “Inteligência Artificial” é utilizada no planejamento e execução da sua
atividade principal. IA não é mais
tendência, é realidade, e precisa estar no centro do planejamento estratégico das
organizações.