Futuro dos Negócios
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Interface permite "sentir" objetos em Realidade Virtual

Interface permite "sentir" objetos em Realidade Virtual
Futuro dos Negócios
mai. 9 - 1 min de leitura
000

 

Conforme o digital avança, o mundo passa a ser cada vez mais um estado híbrido entre físico e digital (tenho falado isso por mais de 10 anos hehe) — esse é o caso da realidade virtual e aumentada. No entanto, um dos desafios dessa “mistura” de realidades tem sido integrar todos os sentidos humanos na experiência (e não apenas a visão e audição) durante os processos se interação entre as duas dimensões.

Nesse sentido, buscando vencer uma etapa desse gap, pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, nos EUA, desenvolveram um protótipo de interface que usa uma resposta háptica que permite “sentir” objetos por meio da realidade virtual.

Usando um mecanismo simples e barato, a interface é formada por cordões presos à mão e aos dedos para simular a sensação de tocar objetos. Quando o usuário está prestes a tocar uma superfície, o mecanismo trava cada cordão em determinada posição, imitando a barreira física que seria encontrada por nossa mão e dedos, ao encostar no objeto.

De acordo com os pesquisadores, esse mecanismo, que pesa aproximadamente 280 gramas, poderia ser fabricado em larga escala por um custo inferior a US$ 50 e tem potencial para revolucionar a maneira como a RV é usada atualmente.

Que tal essas novas possibilidades de sentir de formas distintas esse nosso mundo que se expande, mistura e reconstrói a nossa realidade?


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você