Futuro dos Negócios
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

IOT - Segurança e Privacidade

IOT - Segurança e Privacidade
Marcelo Silva Corcino
jul. 22 - 2 min de leitura
000

Não restam dúvidas. A internet das coisas será muito em breve uma realidade em vários setores da nossa sociedade, como no comércio, empresas em grandes cidades ou no campo e em nossas casas.

De acordo com uma pesquisa do Gartner, apesar da crise econômica e dos impactos gerados pela pandemia da Covid-19, 47% das organizações planejam aumentar seus investimentos em projetos de implementação de Internet das Coisas (IoT) na Saúde, por exemplo.

A base para seu funcionamento passa por um dispositivo eletrônico com capacidade de comunicação acoplado a qualquer outro objeto comum do nosso dia-a-dia como uma cafeteira, geladeira, automóvel, relógio, etc. A comunicação é feita através do bluetooth ou wifi,  transmitindo informações para um programa na internet. Estima-se que até o final de 2022, haverá 50 bilhões de consumidores de dispositivos de IoT no mundo.

Com tantos dispositivos disparando informações constantemente para a internet, podemos até afirmar que os dispositivos conectados passam a conhecer muito sobre seus usuários. Por esse motivo, dois pontos cruciais destacam-se e  chamam a atenção:  a privacidade e segurança.

A fragilidade apresentada se deve muito por conto dos baixos recursos de segurança embarcados. Entretanto, mesmo em dispositivos com níveis de segurança mais elevados, as pessoas não gastam o tempo necessário para configurá-los e mantê-los corretamente. Muitas vezes os dispositivos coletam dados e enviam aos fornecedores sem informar ao proprietário. Ou pior, enviam a terceiros que não era o fabricante do dispositivo.

No cenário atual, os IOT são fáceis de serem infectados já que seu nível de segurança é considerado baixo. A modificação das informações ou a apropriação de equipamentos, num formato de sequestro (ransomware), podem ser considerados um temor para os usuários. Os principais players não podem fechar os olhos para essas problemas e, sem sombra de dúvidas, devem desenvolver alternativas inteligentes que garantam a segurança para o uso adequado dos dispositivos IOT.

Mantendo o equilíbrio de dispositivos conectados + dispositivos protegidos, a utilização da tecnologia IOT será um dos maiores avanços tecnológicos e tornará o dia-a-dia muito mais prático e dinâmico.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você