Todo final de ano tendemos a focar naquilo que pode nos preparar para o novo ciclo.
📍 Nesse sentido, a Forbes elaborou um estudo que aponta as megatendências que moldarão o futuro:
✅ MUNDO HIPERCONECTADO: o 6G promete um avanço colossal, unindo entidades isoladas, como casas, carros e cidades, em um ecossistema de vida conectado unificado.
✅ SINGULARIDADE TECNOLÓGICA: a evolução das tecnologias inteligentes e poderosas como a IA pode transformar radicalmente nossa realidade com resultados imprevisíveis.
✅ INDÚSTRIA 5.0 – a colaboração entre humanos e robôs reformulará os fundamentos de empregos, habilidades e fontes globais, e trará um impacto profundo na sociedade.
✅ TRANSIÇÃO ENERGÉTICA: o futuro da , descentralizada, digital e democratizada, e possivelmente, um dia, a energia será gratuita.
✅ INOVAÇÃO ATÉ O ZERO: inovar até o zero não é uma megatendência, mas uma mega VISÃO – um desejo de perfeição na sociedade, nas empresas e em todos os produtos e serviços que consumimos. É um mundo de conceito ZERO — zero crimes, zero doenças, zero fome, zero mortes, edifícios neutros em carbono, cidades e nações com emissões zero.
✅ FUTURO DA MOBILIDADE: um mundo livre de problemas de transporte, onde sistemas multimodais e integrados oferecem orientação dinâmica em tempo real, culminando em viagens quase instantâneas.
✅ SOCIEDADE FUTURA E URBANIZAÇÃO: enquanto a população global está envelhecendo, algumas nações da Ásia e África têm populações jovens em rápido crescimento. Os futuros clientes serão mais DIVERSOS em idade, sexo, cultura e riqueza e exigirão serviços personalizados. O aumento das taxas de urbanização em cidades pequenas e médias trará importantes implicações para novos mercados, produtos e serviços.
✅ POTÊNCIAS ECONÔMICAS DO FUTURO – muitas economias emergentes superarão em crescimento de população as economias avançadas e com uma parcela demográfica JOVEM. Até 2040, as economias em desenvolvimento de hoje representarão mais de 65% da produção global.