Um dos desafios da evolução da utilização da IA é torná-la EXPLICÁVEL para garantirmos que esteja AGINDO e DECIDINDO de forma CORRETA, ÉTICA, HUMANA.
📍 Nesse sentido, foi dado um importante passo adicional por meio do desenvolvimento de um NOVO MÉTODO de construção de redes neurais artificiais que promete SIMPLIFICAR a INTERPRETAÇÃO do FUNCIONAMENTO da INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, segundo pesquisadores do MIT.
✅ O modelo, chamado Redes Kolmogorov-Arnold (KANs), altera a maneira como os neurônios artificiais processam informações, MOVENDO parte da COMPLEXIDADE para FORA das CÉLULAS NEURAIS e tornando mais fácil entender as saídas produzidas por essas redes.
✅ Diferente das redes neurais tradicionais, usadas em modelos como o GPT-4, que dependem de operações matemáticas complexas dentro de cada neurônio, as KANs SIMPLIFICAM essa dinâmica.
✅ Nas novas redes, os neurônios somam suas entradas e geram uma saída direta, sem a necessidade de operações adicionais ocultas. A simplificação, que é inspirada no trabalho de matemáticos russos, promete facilitar a compreensão de como as redes chegam a determinados resultados, AJUDANDO a DETECTAR possíveis vieses.
☝🏻 De acordo com os pesquisadores, a NOVA ARQUITETURA também pode ser MAIS EFICIENTE. Evidências preliminares sugerem que, à medida que as KANs são AMPLIADAS, sua PRECISÃO cresce mais rapidamente em comparação às redes neurais tradicionais, o que pode ter grande IMPACTO em áreas como reconhecimento de imagem e problemas de dinâmica de fluidos.
🛑 Apesar do otimismo, a equipe do MIT ressalta que o novo método ainda está em FASE EXPERIMENTAL e foi testado apenas em pequenos conjuntos de dados sintéticos.
⁉️ Que tal? Esse caminho pode ser um avanço na nossa relação com as IAs em direção a um FUTURO mais INTELIGENTE e, ao mesmo tempo, mais HUMANO.