Um breve tempo para refletir, planejar e agir.
Estamos vivendo um momento sem precedentes na nossa história moderna. Esta crise pegou todos de surpresa e tem trazido consequências não só do ponto de vista da saúde, mas para toda a economia do planeta, atingindo governo, organizações de todo tipo e porte, famílias e indivíduos. Neste site podemos ter uma visualização atualizada da situação em todo o planeta.
Os pequenos negócios de diversos setores da economia, possuem um fluxo de caixa de $ muito restrito, de poucos dias. São eles muitos, geram empregos e tem um papel fundamental em nossa economia e na sociedade. Podemos dizer que estão doentes, a caminho da UTI. Essa GUERRA contra o vírus invisível não está fácil, pois está deixando visivelmente muitos falidos e quebrados, deprimidos e arrasados. Triste assim! Mas é possível pensar e trabalhar para evitar o pior.
Com certeza cada caso é um caso e será necessário tratar questões específicas, uma visão do todo do negócio é importante, mas será necessário considerar as áreas que são mais afetadas pela crise e vislumbrar formas de recuperação.
Recuperação de Pequenas e Médias Empresas
No intuito de colaborar providenciei alguns pontos sob finanças a considerar durante e pós-crise:
- Estabelecer diretrizes estratégicas para lidar com: Fornecedores, Bancos, Vendas e Custos.
- Renegociação com fornecedores – principalmente os estratégicos.
- Renegociação com bancos ou outros financiadores.
- Concentração de esforços para o aumento das vendas.
- Atenção com as dívidas tributárias.
- Buscar o comprometimento dos funcionários:
- transparência de objetivos, e
- elevação da motivação.
- Redução imediata de custos e intenso policiamento de gastos.
- Pesquisa de ativos para liquidação em dinheiro.
Segue alguns documentos complementares que acredito que podem ser muito úteis:
- Guia Completo de Resiliência para Pequenos Negócios - uma caixa de ferramentas para pequenos negócios se prepararem para o COVID-19 e períodos de crise.
- Como Reagir aos Impactos do COVID-19 nos negócios.
- Boas práticas de Home-Office
- COVID-19 Rapid Crises Response Checklist for Organizations, by BCG (em inglês).
Ferramentas úteis para Home Office
Segue algumas ferramentas "gratuitas" para trabalho em casa (Home Office) que são úteis na colaboração entre membros de equipes de projetos, ...
- Videoconferências e Chamadas: Google Meet; Zoom; Skype; Google Hangouts.
- Chats em equipes (organizados, não a bagunça do WhatsApp): Slack; Discord; Microsoft Team; Flock; Chanty.
- Organização de tarefas e gestão de projetos: Trello; Google Sheets (Planilhas); Any.do; Asana.
- Gestão de tempo e Produtividade: Pomodoro Tracker (para Técnica Pomodoro); Trello (Para Scrum e Kanbam); Google Tarefas (para checklist e Lembretes); e Any.do (para checklist e Lembretes).
- Agenda e Gerenciamento de Contatos: Google Agenda; Outlook Caledário; RD Stantion CRM; Trello; Timebridge; ContactManager.
- Mapas Mentais, apresentações e defesa de ideias: Google Apresentações; Mind Meister; Dropbox Paper; Mind Node; Prezi; LinkedIn Slideshare.
- Anotações: Google Keep; One Note; Evernote; Any.do.
- Compartilhamento de Arquivos: Google Drive; Dropbox; WeTransfer.
- Documentos de edição conjunta: Google Documentos; Microsoft Office 365; Dropbox paper.
- Acesso remoto: AnyDesk; TeamViewer.
Além disso, governos no geral, inclusive o nosso tem buscado diversas formas de reduzir os impactos tanto na saúde, quanto econômicos causados pela crise, provendo recursos e fomento aos pequenos empresários e cidadãos. Vale a pena ficar atento às noticiais nesse sentido.
Se possível, aproveite a quarentena para relaxar um pouco, ler um bom livro, fazer algum curso à distância (EAD) e se preparar para voltar com todo o pique necessário.
Um grande abraço, @neigrando