Futuro dos Negócios
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

O uso de tecnologias habilitadoras para inovação nos negócios

O uso de tecnologias habilitadoras para inovação nos negócios
RICARDO MATOS GIACHINI
out. 28 - 3 min de leitura
000

A inteligência artificial vem dominando as pautas de inovação nas empresas nos últimos anos e isso não é diferente no âmbito governamental. Acelerar a entrega de valor com resultados mais rápidos e precisos é uma preocupação latente para combater o número elevado de demandas do cidadão com os governos nas esferas municipais, estaduais e federais.

Grande exemplo disso é o Poder Judiciário brasileiro, que até outubro de 2024, possui cerca de 84 milhões de processos judiciais pendentes. Segundo o painel  Justiça em números, do CNJ, a Justiça brasileira conta com 18 mil magistrados e 280 mil servidores para atender a uma demanda de mais de 24 milhões de novos processos a cada ano, mas ainda assim não parece ser suficiente para atender ao grande volume de novos processos entrantes.

Nos eventos anuais promovidos pelo próprio Judiciário, são apresentadas dezenas de iniciativas de desenvolvimento de soluções baseadas no uso de inteligência artificial, sempre com o objetivo de apoiar os servidores da Justiça a obter melhores resultados e de forma mais produtiva, visando atender às demandas daqueles órgãos. Algumas dessas iniciativas partem das próprias áreas finalísticas dos tribunais, sem envolver as áreas de tecnologia da informação. A facilidade como se tem acesso atualmente aos recursos de nuvens públicas, como AWS, Google, Azure e outros grandes players do mercado, permite que novas soluções sejam entregues aos seus usuários, mas traz à tona questionamentos sobre soberania nacional, privacidade e segurança da informação.

Neste cenário, o conhecimento adquirido ao longo de muitos anos trouxe para as empresas públicas de tecnologia da informação, como o Serpro, a oportunidade de apoiar órgãos do Judiciário não apenas no acesso às tecnologias habilitadoras, incluindo a inteligência artificial, em seus centros de dados com tecnologia de nuvem soberana, mas principalmente com o expertise adquirido no desenvolvimento de dezenas de soluções estruturantes.

O uso de soluções de inteligência artificial nos negócios é um caminho sem volta para as organizações, tanto privadas, quanto governamentais, mas sem o devido cuidado e orientação, pode se tornar um grande problema, com custos elevados e riscos no tratamento de dados pessoais. Contar com parceiros com experiência no tema é fundamental para garantir a adoção segura destas tecnologias e entregar resultados mais efetivos aos clientes ou cidadão, contribuindo para a otimização e transformação digital do serviços oferecidos.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você