Um estudo conduzido pela Thoughtworks revelou que o Brasil é o SEGUNDO país mais OTIMISTA com a IA Generativa, ficando atrás apenas da Índia.
📍 No entanto, a pesquisa também apontou uma série de PREOCUPAÇÕES e DESAFIOS que acompanham o avanço da IA GENERATIVA, como questões relacionadas ao possível USO INDEVIDO de DADOS, disseminação de FAKE NEWS e VIESES PRECONCEITUOSOS. Apesar dessas incertezas, o estudo revela que:
✅ 67% demonstraram estar INCLINADOS a COMPRAR de empresas que IMPLEMENTAM IA Generativa em seus processos;
✅ 95% acreditam que as empresas PODERIAM APROVEITAR a IA Generativa para serem mais INOVADORAS ;
✅ 54% demonstrou preocupação com a FALTA de “TOQUE HUMANO ” nos negócios, podendo até desmotivar a compra.
📍 Os MAIORES RECEIOS levantados são:
✅ 94% afirmaram ter PREOCUPAÇÕES ÉTICAS em relação ao uso da tecnologia;
✅ 74% dizem que a MANIPULAÇÃO de DADOS SEM CONSENTIMENTO está entre os maiores receios;
✅ 64% apontam a DESINFORMAÇÃO;
✅ 57% CONTEÚDO PREJUDICIAL;
✅ 54% PLÁGIO;
✅ 43% PRECONCEITO.
📍 A pesquisa aponta ainda que os IMPACTOS nas EMPRESAS causados pelo USO INDEVIDO da IA GENERATIVA devem incluir danos à REPUTAÇÃO (65%) e questões LEGAIS e REGULATÓRIAS (64%).
☝️ Esses dados são resultado de entrevistas com 10 mil consumidores em 10 países diferentes.