Quais países censuram as redes sociais?
Desde 2015, cerca de 62 países censuraram ou fizeram algum tipo de restrição em redes sociais — esse é o resultado do estudo de segurança e privacidade com 185 países da empresa Surfshark, recém atualizado em dez/2020.
Atualmente, cerca de 3% dos países pesquisados censuram as redes sociais e aplicativos de comunicação, como whatsapp - todos eles localizados na Ásia. Na China, Coréia do Norte, Turcomenistão e Irã, são principalmente redes sociais estrangeiras, como Twitter e Facebook, que são censuradas.
Vale citar que a China tem o seu próprio ecossistema nacional de aplicativos sociais e de comunicação.
De acordo com o estudo, as restrições geralmente são ligadas à governos não democráticos. Assim, países africanos e asiáticos são os que fizeram mais restrições nos últimos cinco anos. No entanto, na maioria dos casos, as restrições são temporárias.
O estudo aponta ainda que 11% dos países das Américas sofrem bloqueios de redes sociais.
⁉️ Você sabia que o Brasil teve as mídias sociais censuradas em algum grau nos últimos 5 anos? Considerando que os dados do estudo vêm da Surfshark, que é uma empresa de VPN na internet, eles devem ter alguma informação mais detalhada sobre isso, que eu gostaria de conhecer.
O estudo está disponível em >>> https://surfshark.com/social-media-blockin