Para gerar valor, os líderes devem entender completamente como a Inteligência Artificial (IA) funciona e onde estão seus limites.
1) IA é um luxo desnecessário na época da pandemia de COVID-19.
FALSO: IA está emergindo como um facilitador importante de otimização de custos e continuidade de negócios durante a crise COVID-19.
2) Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de Máquina (ML) são iguais e intercambiáveis.
FALSO: O aprendizado de máquina é um subconjunto da inteligência artificial.
3) As máquinas inteligentes aprendem por conta própria.
FALSO: Cientistas de dados humanos experientes estão envolvidos no ciclo de aprendizagem.
4) AI pode ser 100% objetivo.
FALSO: Toda tecnologia de IA é baseada na contribuição de especialistas humanos.
Como todos os humanos são intrinsecamente tendenciosos de uma forma ou de outra, a IA também o é. IA usa de Big Data, e se tais dados, que podem conter vieses, não forem tratados apropriadamente, considerando inclusive questões éticas, podem gerar resultados não confiáveis ou nada apropriados.
5) A IA substituirá apenas trabalhos mundanos.
FALSO: As soluções baseadas em IA atingem profundamente os ambientes de trabalho, não apenas substituindo tarefas mundanas, mas também aumentando aquelas que são mais complexas.
6) Minha empresa não precisa de uma estratégia de IA.
FALSO: Cada organização deve considerar os impactos potenciais da IA em sua estratégia e investigar como essa tecnologia pode ser aplicada aos problemas de negócios das organizações.
Fonte: Gartner, imagem: Antônio Grasso
Abraços, @neigrando