Pensar em dependência enquanto subordinação, sujeição, submissão significa trilhar o caminho para insucesso, porém, a conexão, a relação necessária e estabelecida entre fenômenos, também são formas de dependência e estão caracterizadas entre os negócios e tecnologias.
Considerando as perspectivas básicas de negócios como sendo atendimento a clientes, gestão financeira, gestão de pessoas e processos internos a tecnologia aplicada através de robôs, bots, chatbots, sistemas de informação com utilização de análise de dados são, não apenas impulsionadores de resultados, mas uma questão de sobrevivência. A subsistência com continuidade evolutiva para os negócios está na capacidade de investir no uso das tecnologias emergentes.
Dedicar aqui palavras para elencar o quanto os negócios podem ser impactados pelo uso das diversas formas de tecnologia seria inócuo porque são muitas as possibilidades e as inovações que surgem simultaneamente em diversos cenários, posições geográficas e para diferentes segmentos de clientes e mercados com suas especificidades de atividades comerciais.
O ganho vai muito além de recursos financeiros, resulta em agilidade, velocidade, precisão, escalabilidade, facilidades, simplicidade, segurança; possibilita melhor dimensionamento de recursos e aplicação de insumos, maior alcance de público, diversificação de formas de atendimento e muitos outros conceitos que representam o que a interdependência negócios e tecnologias pode gerar.
Para concluir, o impacto positivo da união tecnologia e negócio no cotidiano de clientes de empresas de produtos e serviços, é vivenciado em coisas simples, quase insignificantes em tempo de “Internet das Coisas”, Robôs e outras formas e exposições de Inteligência Artificial e esse impacto pode ser apresentado de forma lúdica por uma situação inusitada: imagine-se estar em uma cidade que não conhece, nessa cidade a internet está inoperante e voce sem dinheiro em espécie; é estar desprovido do básico e essencial.