Futuro dos Negócios
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Tendências Estratégicas de Tecnologia

Tendências Estratégicas de Tecnologia
Nei Grando
dez. 27 - 7 min de leitura
000

O Gartner espera que essas 12 tendências de tecnologia atuem como multiplicadores de força de negócios e inovação digital nos próximos três a cinco anos.

Essas tendências estratégicas permitirão aos CEOs oferecer crescimento, digitalização e eficiência - e posicionar CIOs e executivos de TI como parceiros estratégicos na organização.

“Os CEOs sabem que devem acelerar a adoção de negócios digitais e estão buscando rotas digitais mais diretas para se conectar com seus clientes”, afirma David Groombridge, VP Analista do Gartner. “Mas, de olho nos riscos econômicos futuros, eles também querem ser eficientes e proteger as margens e o fluxo de caixa.”

Guia rápido sobre o que são as tecnologias e por que são valiosas

Tendência 1: Data Fabric

A malha de dados fornece uma integração flexível e resiliente de fontes de dados em plataformas e usuários de negócios, disponibilizando dados em todos os lugares necessários, independentemente de onde os dados residem.

A malha de dados pode usar análises para aprender e recomendar ativamente onde os dados devem ser usados ​​e alterados. Isso pode reduzir os esforços de gerenciamento de dados em até 70%.

Tendência 2: Malha de segurança cibernética

A malha de segurança cibernética é uma arquitetura flexível e combinável que integra serviços de segurança amplamente distribuídos e díspares.

A malha de segurança cibernética permite que as melhores soluções de segurança autônomas trabalhem juntas para melhorar a segurança geral enquanto aproxima os pontos de controle dos ativos que eles foram projetados para proteger. Ela pode verificar de forma rápida e confiável a identidade, o contexto e a aderência à política em ambientes em nuvem e não nublados.

Tendência 3: Computação que aprimora a privacidade

A computação que aprimora a privacidade protege o processamento de dados pessoais em ambientes não confiáveis ​​- o que é cada vez mais crítico devido à evolução das leis de privacidade e proteção de dados (LGPD), bem como às crescentes preocupações dos consumidores.

A computação que aprimora a privacidade utiliza uma variedade de técnicas de proteção da privacidade para permitir que o valor seja extraído dos dados, ao mesmo tempo que atende aos requisitos de conformidade.

Tendência 4: plataformas nativas da nuvem

As plataformas nativas da nuvem são tecnologias que permitem construir novas arquiteturas de aplicativos resilientes, elásticas e ágeis - permitindo que você responda às rápidas mudanças digitais.

As plataformas nativas da nuvem melhoram a abordagem tradicional de levantamento e mudança para a nuvem, que falha em aproveitar os benefícios da nuvem e adiciona complexidade à manutenção.

Tendência 5: aplicativos combináveis (composable)

Os aplicativos combináveis ​​são desenvolvidos a partir de componentes modulares centrados nos negócios.

Os aplicativos combináveis ​​facilitam o uso e a reutilização do código, acelerando o tempo de colocação no mercado de novas soluções de software e liberando valor corporativo.

Tendência 6: Inteligência de Decisão

A inteligência de decisão é uma abordagem prática para melhorar a tomada de decisão organizacional. Ele modela cada decisão como um conjunto de processos, usando inteligência e análises para informar, aprender e refinar as decisões.

A inteligência de decisão pode apoiar e aprimorar a tomada de decisão humana e, potencialmente, automatizá-la por meio do uso de análises aumentadas, simulações e IA.

Tendência 7: Hiperautomação

A hiperautomação é uma abordagem disciplinada e orientada para os negócios para identificar, examinar e automatizar rapidamente o maior número possível de processos de negócios e TI.

A Hiperautomação permite escalabilidade, operação remota e interrupção do modelo de negócios.

Tendência 8: Engenharia de IA

A engenharia de IA automatiza atualizações de dados, modelos e aplicativos para agilizar a entrega de Inteligência Artificial.

Combinado com uma forte governança de IA, a engenharia de IA operacionalizará a entrega de IA para garantir seu valor de negócios contínuo.

Tendência 9: Empresas Distribuídas

As empresas distribuídas refletem um modelo de negócios digital primeiro, remoto primeiro para melhorar as experiências dos funcionários, digitalizar os pontos de contato do consumidor e do parceiro e construir experiências de produto.

As empresas distribuídas atendem melhor às necessidades de funcionários e consumidores remotos, que estão aumentando a demanda por serviços virtuais e locais de trabalho híbridos.

Tendência 10: Experiência Total

A experiência total é uma estratégia de negócios que integra a experiência do funcionário, a experiência do cliente, a experiência do usuário e a multiexperiência em vários pontos de contato para acelerar o crescimento.

A experiência total pode gerar maior confiança, satisfação, lealdade e defesa de clientes e funcionários por meio do gerenciamento holístico das experiências das partes interessadas.

Tendência 11: Sistemas autônomos

Os sistemas autônomos são sistemas físicos ou de software autogerenciados que aprendem com seus ambientes e modificam dinamicamente seus próprios algoritmos em tempo real para otimizar seu comportamento em ecossistemas complexos.

Os sistemas autônomos criam um conjunto ágil de recursos de tecnologia que são capazes de suportar novos requisitos e situações, otimizar o desempenho e defender contra ataques sem intervenção humana.

Tendência 12: IA generativa

A IA generativa aprende sobre artefatos a partir de dados e gera novas criações inovadoras que são semelhantes ao original, mas não o repetem.

A IA generativa tem o potencial de criar novas formas de conteúdo criativo, como vídeo, e acelerar os ciclos de P&D em campos que vão da medicina à criação de produtos.

Como as tendências de tecnologia impulsionam os negócios digitais

As principais tendências de tecnologia estratégica acelerarão os recursos digitais e impulsionarão o crescimento, resolvendo desafios de negócios comuns para CIOs e executivos de tecnologia. Eles oferecem um roteiro para diferenciar sua organização de seus pares, cumprindo os objetivos de negócios e posicionando CIOs e executivos de TI como parceiros estratégicos na organização.

Cada um oferece um de três resultados principais:

Confiança em engenharia: as tecnologias neste segmento criam uma base de TI mais resiliente e eficiente, garantindo que os dados sejam integrados e processados ​​de forma mais segura em ambientes de nuvem e não-nuvem, para fornecer dimensionamento econômico da base de TI.

Modelando a mudança: ao lançar as soluções criativas de novas tecnologias nesta área, você pode dimensionar e acelerar a digitalização da sua organização. Essas tendências de tecnologia permitem que você responda ao ritmo crescente de mudança, criando aplicativos mais rapidamente para automatizar atividades de negócios, otimizar inteligência artificial (IA) e permitir decisões mais inteligentes mais rápidas.

Acelerando o crescimento: capitalizando as tendências tecnológicas estratégicas neste segmento, você está liberando multiplicadores de força de TI que irão ganhar negócios e participação no mercado. Juntas, essas tendências permitem que você maximize a criação de valor e aprimore os recursos digitais.

Fonte: Gartner

Se gostou, por favor, compartilhe. Abraço, @neigrando

Sobre mim: aqui, Contato: aqui.

 

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você