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Tomada de Decisão e Contexto nos Negócios

Tomada de Decisão e Contexto nos Negócios
Nei Grando
jan. 13 - 4 min de leitura
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Sabemos que uma das maiores características de um líder é seu estilo e forma de tomar decisões, sejam para resolver questões imediatas e às vezes reversíveis ou aquelas que prospectam um futuro desejável, muitas vezes mais difíceis ou impossíveis de reverter.

Por isso a importância do contexto, do ambiente, dos recursos, das informações e do conhecimento. Bons líderes e gestores no geral chegaram lá não só pelo conhecimento que possuem, mas pela experiência vivida como profissionais. Isso lhes dá uma capacidade intuitiva significativa e tendem, na maioria das vezes, principalmente em situações extremas, tomarem decisões rápidas e intuitivas, mesmo para assuntos complexos. É aí que mora o perigo, pois também sabemos que como humanos somos sujeitos a falhas, devido principalmente a nossa racionalidade limitada e nossos vieses cognitivos.

Nesse post quero enfatizar a importância do planejamento e da tomada de decisão baseada em informações, aconselhamento com especialistas e principalmente aos empreendedores iniciantes a importância do preparo.

Quando se trata de negócios inovadores, como no caso de Startups,  a questão é ainda mais relevante, pois além dos riscos inerentes a quaisquer negócios, temos as incertezas que algo novo trás, sejam de mercado, de tecnologia, de relação societária etc. Decidir nesse contexto é mais difícil e pode trazer consequências que podem levar ao sucesso ou à falha e muitas vezes quebra do negócio que parecia bastante promissor.

Como lidar com isso? Como reduzir as incertezas? Como poder decidir melhor? Seria este o timing adequado?

As respostas a estas questões não podem ser simples, nem simplistas, pois estamos lidando com a complexidade das pessoas e suas relações e da empresa e do negócio, porém algumas dicas podem ajudar nesse processo. Segue algumas que me vem à mente:

  1. Procurar conhecer bem o cliente, mercado e setor de atuação. [Mercado]
  2. Observar os sinais e as tendências de consumo, de comportamento e de tecnologia, além do momento econômico e político vigente. [Tendências]
  3. Se possível, compartilhar a questão com sócios e conselheiros. [Governança]
  4. Buscar orientações profissionais daqueles que podem fornecer reflexão sobre os pontos chave, informações que faltam e possíveis cursos de ação. [Mentores]
  5. Ampliar a visão do negócio com uma visão 360º do mesmo por meio de ferramentas estratégicas apropriadas, que incluem Modelagem do Negócio (Lean Canvas ou BMG Canvas, Diagnóstico 360º, Análise SWOT e outras) [Visão 360º]
  6. Conhecer e utilizar métodos, técnicas e ferramentas de apoia a gestão de projetos e de desenvolvimento de novos produtos e inovação, como: Design Thinking, Lean Startup e Agile. [MTFIs]
  7. Ampliar e utilizar mais e melhor as redes de contatos e relacionamentos profissionais. [Networking e relacionamento com o ecossistema de negócios]
  8. Participar de eventos que realmente agregam valor ao negócio, desde que com objetivos claros do que se espera deles. [Eventos]
  9. Dar importância à comunicação com colaboradores, fornecedores e clientes. [Comunicação]
  10. Considerar a cultura da empresa e a liderança apropriada das equipes. [Cultura e Lidernaça]
  11. Fazer uma Avaliação da Empresa antes de buscar investimento. [Valuation]

Cada item destes requer artigos completos para ajudar a esclarecer conceitos e práticas, mas acredito que isto já é um bom começo. E aí, concorda comigo? Acrescentaria algum item a esta lista?

Se precisar de apoio, conte comigo, entre em contato.

Caso deseje ir mais fundo, vide os artigos relacionados abaixo.

Abraços, @neigrando

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