Conforme o DIGITAL avança, as pessoas mudam os seus COMPORTAMENTOS, por isso, compreender a penetração de uso de internet é fundamental não apenas para qualquer estratégia de marketing, mas principalmente de educação e inclusão social.
📍 A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), elaborada pelo IBGE, mostra aumento no número de pessoas que passaram a acessar a rede no Brasil 🇧🇷 — um dos principais motivos foi a evolução nas facilidades para o uso da internet no país:
✅ Em 2022, atingimos 161,6 milhões de brasileiros com 10 anos ou mais conectados na rede;
✅ Apesar de os IDOSOS ainda fazerem parte dos grupos etários com menor percentual de pessoas que usaram a internet em 2022, o acesso desse grupo foi o que teve MAIOR ACELERAÇÃO entre todas as outras. Em 2016, eram 24,7%. Em 2022, cresceu para 62,1%.
✅ O Centro-Oeste lidera como região com mais % de usuários de internet (96,6%). O menor percentual está no Norte, com 82,4%.
✅ Entre as pessoas SEM INSTRUÇÃO , 39,4% acessaram a internet, número inferior ao dos demais grupos de escolaridade, como as pessoas com ENSINO SUPERIOR INCOMPLETO (98,7%) e com SUPERIOR COMPLETO (98,2%).
Confira mais dados dessa pesquisa:
161,6 milhões de usuários - 87,2% da população
Idosos online:
2021: 24,7%
2022: 62,1%
Rede de Ensino:
98,4% estudantes de instituições privadas VS 89,4% das instituições públicas
Dispositivos:
98,4% Celular
47,5% Televisão
35,5% Computador
7,6% Tablet
Atividades:
Receber chamada de voz ou vídeo: 94,4%;
Troca de mensagens por aplicativos: 92%;
Assistir vídeos, séries, programas e filmes: 88,3%;
Usar as redes sociais: 83,6%;
Ouvir músicas, rádio ou podcast: 82,4%;
Ler jornais, notícias, livros ou revistas pela internet: 72,3%;
Acessar banco ou instituições financeiras: 60,1%;
Enviar ou receber e-mails: 59,4%;
Jogar: 32,4%.