Importante dizer que Indústria 4.0 não é peculiar somente às indústrias por carregar a terminologia em seu nome. Indústria 4.0 tem como objetivo a fusão de conceitos físicos (máquinas e processos) e digitais (dados), tendo a informação como grande valor gerado.
A grande sacada é abstrair dados, entendê-los e, com estas informações, decidir caminhos a tomar, objetivando uma melhor produtividade.
Porém, existe uma ideia que Indústria 4.0 não se aplica a quaisquer empresas e serviços, sendo voltada para grandes empresas com imensas linhas de montagem.
Sendo seu negócio um gerador de dados ou tendo processos envolvidos, é possível utilizar-se do conceito 4.0.
Se você gasta 5 minutos executando um processo de forma analógica e encontra maneiras de otimizá-lo, já está aplicando 4.0. O próximo passo é minerar informações e entender mais sobre o mesmo. Em resumo, você aplica uma camada de tecnologia em pontos offline do seu negócio.
Entretanto, é prudente esclarecer que nem tudo é necessário tecnologicar, analogia ao termo gourmetizar. Nos tempos de super aplicativos, ser analógico em alguns aspectos pode ser um diferencial em meio a tanta competitividade e atenção pelo cliente.