[ editar artigo]

Aumenta número de robôs: mercado de automação tem alta mundial

Aumenta número de robôs: mercado de automação tem alta mundial

Desde o final da década de 1990, um total de 2,25 milhões de robôs industriais foram implementados em todo o mundo. Até 2030, a previsão é que até 20 milhões de máquinas estejam em uso globalmente.

O estudo prevê que, se de fato houver aumento de 30% nas instalações de robôs em todo o mundo, isso adicionaria US $ 5 trilhões ao PIB global. Segundo a Oxford, isso equivale a aumentar a economia global em US $ 4,9 trilhões até 2030 (em preços atuais) - o equivalente a uma economia maior do que a projetada para a Alemanha.

Novos empregos
A chegada do maquinário tecnológico levanta debates comuns em diferentes partes do mundo. Entre os pontos abordados em perspectiva mundial, o futuro dos empregos. De acordo com dados do relatório The Future of Jobs, publicado recentemente pelo Fórum Econômico Mundial, quase 50% das empresas esperam que a automação leve a alguma redução de sua força de trabalho de tempo integral até 2022.

Entretanto, a expectativa para o futuro dos empregos ainda é positiva. A partir de uma nova divisão do trabalho, poderão ser criados, 133 milhões de novos postos de trabalho que integram máquinas e humanos até 2022. "Devido ao grande número de máquinas sendo implementadas nos processos produtivos, haverá uma mudança estrutural na relação entre empregos e mercado. Podemos esperar uma nova categoria de trabalho, baseada em qualificação e educação. Essa mudança, acredito, também ajudará o homem a ocupar posições mais favoráveis e diminuir o trabalho repetitivo, insalubre, monótono e muitas vezes isolado, sem convívio social durante o expediente. Muito além da força, a inteligência humana será mais valorizada", argumenta Marcelo Miranda.

Fonte: https://portogente.com.br/noticias/transporte-logistica/108286-aumenta-numero-de-robos-mercado-de-automacao-tem-alta-mundial-em-2019

Indústria do Amanhã

Futuro dos Negócios
Luma Boaventura
Luma Boaventura Seguir

Singularity University - Membro do Time de Liderança do Betim Chapter MIT - Formação de Inovação e Transformação Digital Co-fundadora das empresas AI ROBOTS e BVT Virtual

Ler matéria completa
Indicados para você