[ editar artigo]

Blockchain: uma introdução

Blockchain: uma introdução

Olá a todos! Esta é a minha primeira publicação aqui e para de fato começar do início, decidi que seria interessante partir de uma breve introdução à tecnologia do Blockchain. Na sequência deste artigo, pretendo mostrar como essa tecnologia extremamente promissora pode moldar o futuro dos negócios e das relações socioeconômicas, além de apresentar diversos casos de uso dentro da indústria e dos negócios.

A Blockchain nasceu em 2008 para servir como o protocolo por trás da criptomoeda Bitcoin, criada por Satoshi Nakamoto. Você com certeza já ouviu falar do Bitcoin: uma moeda digital, de segurança criptográfica e totalmente descentralizada (não é controlada por uma autoridade central) que ganhou muita atenção nos últimos tempos devido à uma alta valorização. Pessoas ficaram realmente ricas com alguns punhados de Bitcoins. No momento da edição deste artigo, um único Bitcoin está valendo mais de 8.600 dólares!

Quantos Bitcoins eu ganho se disser que sou realmente o Satoshi? Não entendeu? Clique aqui!

Mas afinal, o que é e para que serve a Blockchain? Na verdade, o conceito já é bem antigo e conhecido.  A Blockchain é uma versão digital e mais rebuscada de um objeto praticamente extinto: o livro-caixa. No livro-caixa, são (eram?) registradas todas as transações de entrada e saída de caixa de uma empresa ou estabelecimento comercial. Um registro nunca era apagado do livro, mesmo que contivesse um erro. Nesses casos, uma linha de correção deveria ser acrescentada. Dessa maneira era possível acompanhar todo o histórico financeiro de uma empresa ou comércio.

Um livro-caixa de verdade!

A Blockchain nasceu com o mesmo objetivo, só que com o intuito de registrar todas as transações que acontecem dentro da rede Bitcoin. Entretanto, programas como o Excel já são substitutos digitais do livro-caixa, então qual a diferença?

O grande segredo da tecnologia é a criação de uma cadeia de blocos que contém os registros de movimentação com uma característica interessante: todo bloco carrega em seu conteúdo a assinatura do bloco anterior. Essa assinatura é gerada quando o bloco é criado através de criptografia e é única. Cada novo bloco sempre tem a informação vital do anterior. Imagine agora milhares de blocos sequenciais com essas características, formando uma cadeia (Block+chain!). O que aconteceria se um bloco no meio fosse alterado?

Exemplo clássico de blocos em uma Blockchain

 

A resposta é: todos os blocos subsequentes também seriam alterados, tornando-se inválidos. Isso confere uma segurança muito grande à Blockchain.

Um outro ponto importante é entender como os blocos ganham o direito de entrar nessa cadeia. Isso acontece por um mecanismo chamado de consenso. Com o avanço da tecnologia, já existem muitos mecanismos diferentes usados nas mais variadas Blockchains, mas basta compreender que esses mecanismos de consenso garantem, seja por maioria de votos, por trabalho computacional, tempo etc., que somente um bloco válido seja escrito na cadeia. Isso evita o problema do gasto duplo, que é na verdade o problema original que Satoshi se propôs a resolver com o Bitcoin.  É o consenso que agrega mais uma camada de segurança à Blockchain.

Por fim, é indispensável compreender o conceito da descentralização de uma Blockchain. Todos os envolvidos na rede, seja do Bitcoin ou qualquer outra criptomoeda ou sistema similar, mantêm uma cópia parcial ou completa de todos os registros já efetuados na Blockchain. Quanto mais usuários, computadores ou instituições envolvidas estiverem na rede, mais difícil se torna para que um ataque mal-intencionado possa ser realizado já que também mais pontos atuam no mecanismo de consenso. Em termos de poder computacional, redes tão grandes como a do Bitcoin ou do Ethereum, por exemplo, já são impossíveis de serem fraudadas.

Essa foi uma breve introdução à tecnologia de Blockchain. Obviamente os detalhes ocultos podem ser bem mais complexos, mas essas informações iniciais são o suficiente para que possamos compreender e debater os casos de uso e impactos que a Blockchain tem causado nos mais diversos segmentos de negócios.

Até a próxima!

Futuro dos Negócios
Anderson Felippe
Anderson Felippe Seguir

Engenheiro sênior atuando na área de desenvolvimento de sistemas embarcados e soluções em IoT para mineração na Bosch Integrated Solutions Brazil. Mestrando na área de Blockchain e buscando compreender como ela pode ajudar a moldar o nosso futuro.

Ler matéria completa
Indicados para você