[ editar artigo]

Como conseguir investimento para financiar seus projetos da Indústria 4.0?

Como conseguir investimento para financiar seus projetos da Indústria 4.0?

Quando eu falo sobre a implementação de um programa de Indústria 4.0 para meus alunos ou nas minhas palestras, a primeira coisa que eu ouço é:

"Gostaria muito de fazer Indústria 4.0, mas minha empresa não tem dinheiro para investir nesses projetos".

Entendo muito bem a frustração de querer fazer alguma coisa e por falta de recursos não conseguir fazer. Mas isso não pode ser desculpas para você não avançar na Quarta Revolução Industrial.

Então quais são os caminhos para viabilizar isso?

Você precisa convencer sua liderança em investir em projetos da Indústria 4.0, por mais que estejamos em um tempo de inovação, tecnologia, coisas do futuro, o método de tomada de decisão da nossa liderança é o tradicional ROI (Retorno sobre Investimento).

Se um projeto tem um retorno sobre investimento em pouco tempo, maior é a probabilidade de ele ser aprovado pela alta gestão.

Com isso em mente, você precisa estudar a melhor forma de executar o seu projeto, para redução de custos em projeto, é necessário que você e sua equipe faça grande parte do trabalho evitando a contratação de fornecedores de consultoria ou integradores.

Um exemplo real disso é o que eu faço para a implementação na Natura, com a formação de pessoas da minha equipe nas tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0.

Na foto acima, temos os colaboradores que participaram da ultima turma em fevereiro de 2020 na formação de programação, manutenção e soluções com robôs colaborativos!

O mais legal disso tudo é ver a turma animada e feliz em participar!

Com mão de obra capacitada internamente as oportunidades são muitas de fazer com que aquele ROI (Retorno sobre Investimento) aconteça.

Quer ver outra boa notícia?

Segundo o site da CNI, 74% das grandes empresas industriais investiram em 2019 e o percentual de realização dos planos de investimento tal como planejado foi o maior desde 2010.

Há ainda a expectativa não só de manutenção, mas também de aceleração dos investimentos. O percentual de grandes empresas que pretendem investir no próximo ano é o maior dos últimos seis anos.

A liderança com certeza quer investir em projetos que tragam o retorno para as empresas, e projetos que tragam produtividade são sempre bem-vindos!

Então assuma o papel de comandante nessa jornada de implementação de projetos da Indústria 4.0, identifique os potenciais talentos na sua equipe e invista em capacitação, internalize as atividades que com certeza colherá bons resultados na sua jornada profissional.

Se você está trabalhando em algum projeto da Indústria 4.0, conte-me! Gostaria de saber quais são esses projetos, e assim trocar experiências de como viabilizar projetos da Indústria 4.0.

Indústria do Amanhã

Futuro dos Negócios
William Franco
William Franco Seguir

Gerente de Engenharia da Indústria na Natura, um dos responsáveis pela Indústria 4.0 nos processos produtivos das fábricas. Especialista em novas tecnologias para a indústria, com mais de 30 palestras é professor da PUC, FGV e IEL.

Ler conteúdo completo
Indicados para você