[ editar artigo]

Faturamento da Indústria brasileira durante a pandemia

Faturamento da Indústria brasileira durante a pandemia

Um relatório de março de 2020 da CNI - Confederação Nacional das Indústrias divulgou os indicadores industriais, com um balanço negativo - que é de se esperar durante este período de crise, por conta da covid-19. 

 

O faturamento real da indústria caiu 4,8% e as horas trabalhadas na produção recuaram 1,8%. O o emprego industrial também recuou 0,7%. 

 

Outro ponto importante: 

  • A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) caiu 2,5 pontos percentuais, para 76%, o segundo menor valor da série, só superando os 75,9% registrados em maio de 2018, durante a paralisação dos caminhoneiros.

 

“Com o endurecimento das medidas de distanciamento social, na segunda quinzena de março, o consumidor ficou impossibilitado de consumir. A queda da demanda provocou impacto imediato no faturamento. Em resposta à queda do faturamento as empresas reduziram o ritmo de operação, levando à queda das horas trabalhadas e, consequentemente, da utilização da capacidade instalada. A queda do emprego industrial também reflete a mudança no cenário. O aumento das demissões e o consequente pagamento das verbas rescisórias impactaram as despesas com folha de pagamento. Massa salarial e rendimento médio pago aos trabalhadores da indústria cresceram, respectivamente, 2,2% e 5,9%.” Veja mais: http://www.portaldaindustria.com.br/cni/estatisticas/

Indústria do Amanhã

Futuro dos Negócios
William Franco
William Franco Seguir

Gerente de Engenharia da Indústria na Natura, um dos responsáveis pela Indústria 4.0 nos processos produtivos das fábricas. Especialista em novas tecnologias para a indústria, com mais de 30 palestras é professor da PUC, FGV e IEL.

Ler conteúdo completo
Indicados para você