[ editar artigo]

Indústria 4.0 é tema de escola de samba

Indústria 4.0 é tema de escola de samba

Nunca acompanhei o carnaval, sempre fui do time de aproveitar o carnaval para descansar ou estudar! Já quando se fala em tecnologia, robôs, automação de máquinas, posso afirmar que nesse assunto eu gosto de acompanhar todo o enredo!!

Nesse carnaval de 2020 a Rosas de Ouro, uma das escolas de samba mais tradicionais do carnaval paulistano, vai levar a Indústria 4.0 para a avenida neste ano, com o tema  “Tempos Modernos”.

"Tempos Modernos", também é o título de um popular filme de Charlie Chaplin, que mostra a vida dos colaboradores de uma empresa em plena Revolução Indústrial. Ele era trabalhador em uma grande indústria, fazia em seu trabalho sempre a mesma coisa.

As Revoluções Industriais são caracterizadas pelo uso de novas tecnologias na dia a dia das fábricas, fazendo com que elas atinjam novos patamares de produção, isso aconteceu na Primeira Revolução Industrial, quando as máquinas movidas mecanicamente com a ajuda de motores à vapor; na Segunda Revolução, quando a eletricidade se tornou a força motriz dos motores e máquinas; na Terceira, quando o micro chip e o processador passaram a comandar os circuitos elétricos e uso da informática foi intensificado.

 

Não dá pra separar Revolução Industrial da Tecnologia!

 

Na Quarta Revolução Industrial, surge o termo "4.0", que por sinal já está sendo amplamente utilizado, temos: Indústria 4.0, Marketing 4.0, Gestão 4.0, Manutenção 4.0 entre muitos outros.

Agora temos também o Carnaval 4.0 que é a proposta da escola Rosas de Ouro. A ideia é usar diversas tecnologias da Indústria 4.0 aplicadas na escola de samba.

Em colaboração com empresas de tecnologia e três instituições de ensino superior, a escola vai levar ao Sambódromo do Anhembi diferentes experiências digitais interativas.

Os alunos das instituições programaram robôs para atuarem na bateria da escola, entregando as baquetas para os membros da escola. O uso de realidade aumentada não foi descartada, através de um aplicativo os foliões da arquibancada poderão ver dois carros da escola projetados em um espaço vazio!

Achei sensacional essa iniciativa, pois na forma de carnaval, a escola passa uma mensagem importante para as pessoas sobre as novas tecnologias. Cada vez mais ela será utilizada nos setores da sociedade e assim será necessário profissionais capacitados para o desenvolvimento dos projetos e aplicações.

Você podia imaginar que a alta tecnologia chegaria ao carnaval? Pois é, e ela não vai parar, como em todas a Revoluções Industriais anteriores, o uso da tecnologia só aumentou, novos empregos surgiram, muito desenvolvimento aconteceu!

Mas também aqui tem um alerta!

Lembra da tarefa repetitiva que a personagem do Charlie Chaplin fazia no filme? Ela vai acabar!

Aos poucos tarefas físicas e intelectuais repetitivas serão substituídas por robôs  e inteligência artificial, dando espaço para trabalhos mais criativos, e que exigem do profissional novas competências e conhecimentos.

Portanto, aproveite ao máximo seu tempo e esforço  para esse aprimoramento, com certeza lhe será muito útil para os próximos carnavais.

 

Indústria do Amanhã

Futuro dos Negócios
William Franco
William Franco Seguir

Gerente de Engenharia da Indústria na Natura, um dos responsáveis pela Indústria 4.0 nos processos produtivos das fábricas. Especialista em novas tecnologias para a indústria, com mais de 30 palestras é professor da PUC, FGV e IEL.

Ler conteúdo completo
Indicados para você